'Jihadista' francês entregue pela Turquia a França

Um francês que se juntou à 'jihad' na Síria em 2012 e foi condenado à revelia a 15 anos de prisão foi hoje expulso da Turquia e colocado sob custódia na chegada a Paris, segundo a agência France-Presse.

Descoberta lista com 173 nomes de terroristas prontos a atacar a Europa

© iStock

Lusa
05/10/2020 13:45 ‧ 05/10/2020 por Lusa

Mundo

Turquia

Othman Garrido, de 26 anos, que se autodenominava Abou Salman al Faransi, foi capturado em julho passado pelas forças de segurança turcas na região de Kilis, na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com a agência turca Anadolu.

Já hoje foi expulso ao abrigo do 'protocolo Cazeneuve', um acordo de cooperação policial entre Paris e Ancara para intercetar 'jihadistas' franceses. Assim que chegou à França, foi levado sob custódia policial, segundo fonte judicial.

Em abril de 2017, um tribunal de menores da França condenou este homem à revelia a 15 anos de prisão por se ter filado às fileiras do grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria em 2012, tendo participado em treinos e combates e exortado muçulmanos de França a cometer ações violentas.

Quatro outros membros da sua família - os pais e dois dos seus irmãos, que também foram para a Síria - também foram condenados a penas entre 10 e 15 anos de prisão.

Ainda segundo fonte judicial, uma nova investigação foi aberta recentemente contra este homem originário de Montpellier (Sul da França) a propósito de atos cometidos após sua condenação.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas