Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Mali: Libertados 180 'jihadistas' e possível troca de prisioneiros

As autoridades do Mali liberaram 180 extremistas islâmicos de uma prisão na capital e levaram-nos de avião para o norte do país, disse hoje fonte oficial, numa operação que se acredita ser de troca de prisioneiros.

Mali: Libertados 180 'jihadistas' e possível troca de prisioneiros
Notícias ao Minuto

23:52 - 04/10/20 por Lusa

Mundo Mali

Em causa estará, segundo a agência de notícias Associated Press, a libertação de Soumaila Cisse, um destacado político da oposição que está há mais de seis meses em posse dos 'jihadistas'.

No país, acredita-se que rebeldes que raptaram Soumaila Cisse no final de março estavam à procura de uma troca de prisioneiros com o governo do Mali.

Cerca de 70 homens foram libertados no sábado e outros 110 no domingo, de acordo com um funcionário governamental que falou sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Cisse, 70 anos e que concorreu à presidência do Mali três vezes, estava a fazer campanha antes das eleições legislativas não muito longe de Timbuktu na altura do rapto.

O seu guarda-costas foi morto no ataque e a única prova de que ele tinha sobrevivido foi uma carta manuscrita entregue em agosto.

A libertação dos 'jihadistas' não foi comentada de imediato pelo governo de transição do Mali, que tomou posse na semana passada, mais de um mês depois de o Presidente Ibrahim Boubacar Keita, democraticamente eleito, ter sido deposto num golpe militar.

Os esforços do governo para negociar a libertação de Cisse ficaram comprometidos após o golpe que forçou o Presidente Ibrahim Boubacar Keita a abandonar o poder, embora anteriormente tão pouco houvesse indicações de que estivessem a ser feitos progressos nas negociações.

Os militantes islâmicos estão ativos em todo o norte e centro do Mali e os seus ataques são habitualmente dirigidos aos militares malianos e às forças de manutenção da paz das Nações Unidas.

Uma operação militar liderada pelos franceses em 2013 dispersou os 'jihadistas', que se reorganizaram e expandiram nos anos que se seguiram.

Muitos temem que a convulsão política no Mali após o golpe militar lhes permita fazê-lo novamente, um receio reforçado pela libertação dos prisioneiros neste fim de semana.

Independente desde 1960, o Mali viveu, em 18 de agosto, o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da Organização das Nações Unidas e da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório