Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Bombeiros procuram nove pessoas desaparecidas em cheias na França

Centenas de bombeiros foram mobilizados hoje para encontrar nove pessoas desaparecidas após as chuvas torrenciais e inundações que destruíram casas e deixaram aldeias isoladas na região de Nice, no sudeste de França.

Bombeiros procuram nove pessoas desaparecidas em cheias na França
Notícias ao Minuto

09:40 - 03/10/20 por Lusa

Mundo Cheias

"<span class="nanospell-typo">Atualmente, temos um balanço de nove pessoas desaparecidas e três supostamente desaparecidas", disseram os bombeiros à agência de notícias AFP.

No caso das pessoas "supostamente desaparecidas", as autoridades têm apenas relatos vagos, ao contrário dos outros casos, em que testemunhas ou bombeiros viram diretamente as pessoas serem levadas pelas águas.

Entre os desaparecidos estão dois bombeiros e um polícia.

As comunas mais afetadas situam-se no interior de Nice, nos vales de Roya, na zona de Tende e no vale de Vésubie, regiões localizadas em zonas montanhosas dos Alpes.

"Temos muitas casas que foram arrastadas ou destruídas, cidades como Saint-Martin-Vésubie estão isoladas do mundo", disseram os bombeiros à AFP.

Nesta vila de cerca de 1.400 habitantes, onde uma ponte foi destruída na sexta-feira, os bombeiros realizaram dezenas de ações de segurança durante a noite e a madrugada de hoje, segundo as autoridades locais.

A rede telefónica funciona precariamente e as comunicações estão muito difíceis. Milhares de casas estão sem eletricidade, de acordo com o responsável de companhia de eletricidade Enedis.

Os helicópteros de busca tentaram fazer o reconhecimento pela manhã, mas o céu encoberto pelas nuvens impediu-os de ter uma visão clara, embora o serviço de meteorologia da França tenha levantado a sua vigilância laranja sobre o departamento e as chuvas tenham cessado.

Muitas estradas da região ainda estão interditas, seja porque foram destruídas ou pelo risco de deslizamentos de terra.

A região de Nice foi gravemente afetada no outono de 2019 pelo mau tempo, que matou 14 pessoas em duas semanas no sudeste da França.

Em outubro de 2015, tempestades de rara intensidade mataram 20 pessoas em enormes enchentes, especialmente em Mandelieu-la-Napoule e Cannes.

A autarquia de Cannes adiou uma cerimónia marcada para hoje para homenagear as vítimas desta tragédia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório