Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Guebuza sugere recurso a experiência de combatentes de guerras anteriores

O antigo Presidente moçambicano Armando Guebuza defendeu hoje que se deve aproveitar a experiência de quem combateu na luta de libertação e na guerra civil dos 16 anos, incluindo a oposição, para travar a violência armada em Cabo Delgado.

Guebuza sugere recurso a experiência de combatentes de guerras anteriores
Notícias ao Minuto

21:45 - 02/10/20 por Lusa

Mundo Cabo Delgado

fundamental a exploração das capacidades instaladas ao longo destes anos todos, mesmo as da Renamo [principal força de oposição em Moçambique]. Fizeram [a guerra civil] dos 16 anos, será que estamos a trabalhar com eles para encontrar soluções para este problema? Eu acho que não", disse Armando Guebuza, num vídeo divulgado na sua página na rede social Facebook.

Para o antigo chefe de Estado, o país não deve "marginalizar aqueles que têm experiências" nas estratégias para travar as incursões de grupos armados naquela província do norte de Moçambique.

"Por exemplo, nós temos, no Governo, pessoas que participaram da luta de libertação e até chegaram a oficiais. Será que estão a ser devidamente utilizados? Eu penso que não", acrescentou Armando Guebuza.

O antigo Presidente moçambicano considera ainda a situação da província "complicada", defendendo uma avaliação das capacidades do comando das forças governamentais destacado para a região.

"Nós temos as nossas forças lá, a polícia e as Forças Armadas, [mas] temos de saber se o comando que elas têm, localmente, está em condições de garantir que se produza a paz. Aparentemente, até agora, há muitas dificuldades", observou Guebuza, alertando ainda para o sofrimento das populações dos distritos afetados pela violência.

A província de Cabo Delgado é desde há três anos palco de ataques armados, alguns reivindicados pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, mas cuja origem continua por esclarecer.

A violência provocou uma crise humanitária com mais de mil mortos e cerca de 365.000 deslocados internos.

A região deverá acolher nos próximos anos investimentos da ordem dos 50 mil milhões de dólares (42,6 mil milhões de euros) em gás natural, liderados pelas petrolíferas norte-americana Exxon Mobil e francesa Total (que já tem obras no terreno).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório