Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Rússia e Turquia prontas para uma "estreita coordenação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo e o homólogo turco concordaram hoje numa conversa telefónica que os dois países estão prontos para uma "estreita coordenação para estabilizar a situação" em Nagorno-Karabakh, disse Moscovo.

Rússia e Turquia prontas para uma "estreita coordenação"
Notícias ao Minuto

22:02 - 01/10/20 por Lusa

Mundo Moscovo

Num comunicado, a diplomacia russa afirmou que Sergei Lavrov e Mevlut Cavusoglu confirmaram "a sua disponibilidade para coordenar estreitamente as ações da Rússia e da Turquia para estabilizar a situação, com o objetivo de ajudar a resolver o conflito em Nagorno-Karabakh num futuro próximo, no quadro das conversações de paz".

Os Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, Estados Unidos, Donald Trump, e França, Emmanuel Macron, pediram hoje ao Azerbaijão e à Arménia um cessar-fogo imediato no enclave separatista de Nagorno-Karabakh, que é palco de combates desde domingo.

Esses três países são copresidentes do Grupo de Minsk da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que garante o cumprimento do cessar-fogo, em vigor desde 1994.

O líder azeri, Ilham Alíev, assegurou, na quarta-feira, que o atual formato de negociações não tinha dado resultados em 30 anos, que as grandes potências não tinham sido capazes de convencer a Arménia a abandonar os territórios ocupados e que os apelos para o diálogo estavam agora "fora da mesa".

As autoridades de Nagorno-Karabakh, que autoproclamaram a sua independência do Azerbaijão em 1991, opuseram-se também a uma trégua.

Em julho deste ano, os dois países envolveram-se em confrontos a uma escala mais reduzida que provocaram cerca de 20 mortos. Os combates recentes mais significativos remontam a abril de 2016, com um balanço de 110 mortos.

A Arménia, país cristão desde o século IV, registou uma história tumultuosa desde a sua independência, em 1991.

Na primavera de 2018, uma revolução pacífica levou ao poder o atual primeiro-ministro, Nikol Pashinyan, que impôs reformas destinadas a democratizar as instituições e combater a corrupção.

O Azerbaijão, um país com população de maioria muçulmana xiita e junto ao mar Cáspio, permanece desde 1993 sob o controlo de uma única família. Heydar Aliyev, um antigo general do KGB soviético, dirigiu o país com mão de ferro até outubro de 2003, cedendo o poder ao seu filho Ilham algumas semanas antes de morrer.

À semelhança de seu pai, Ilham Aliyev não permitiu o surgimento de qualquer oposição. Em 2017, designou a sua mulher Mehriban para vice-presidente do país, a primeira mulher a assumir este cargo no país do Cáucaso do sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório