Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Espanha notifica mais 9 mil casos de infeção e 184 mortes por Covid-19

Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número de novos casos contabilizados é de 9.419, elevando o total acumulado para 778.607. 35% dos novos casos foram registados na comunidade de Madrid.

Espanha notifica mais 9 mil casos de infeção e 184 mortes por Covid-19

O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quinta-feira, um acréscimo de 9.419 casos de contágio ao balanço total. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 778.607 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa.

Madrid continua a reunir o maior número de novos casos de infeção, indicando o El País que soma 35% do número total de novos contágios.

As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 182 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, um  número superior ao dia anterior (177). Em termos globais, Espanha já contabiliza 31.973 mortes desde o início da crise pandémica.

Recorde-se que o Governo central espanhol anunciou ontem um acordo que estende medidas já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid a toda a capital e várias localidades da periferia, onde a situação epidemiológica é "preocupante".

Este anúncio gerou muita divisão dentro da comunidade autónoma, tendo o vice-presidente da mesma recorrido hoje às redes sociais para defender a decisão do ministério da Saúde e apelar à colaboração. "O Governo chegou tarde, mas finalmente reconhece que é a única saída. Agora é tempo de colaborar mais e andar menos em conflito nas conferências de imprensa ou nos tribunais, para que se salvem vidas", escreveu.

Em Espanha, sublinhe-se, as autoridades regionais têm competência exclusiva em matéria de saúde e o Governo central não tem o poder de lhes determinar as suas decisões em matéria de saúde. O Governo central e o executivo regional da capital espanhola, a mais atingida pela pandemia, têm estado num braço de ferro sobre as medidas a implementar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório