Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

'Desafios' fazem mais uma vítima. Menino de 10 anos atirou-se de varanda

Autoridades italianas confiscaram todos os dispositivos eletrónicos usados pelo menino, que deixou uma mensagem de despedida onde fazia referência ao 'Homem Pateta'.

'Desafios' fazem mais uma vítima. Menino de 10 anos atirou-se de varanda
Notícias ao Minuto

17:30 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jonathan Galindo

As autoridades italianas estão a investigar a morte de um menino de 10 anos, que se atirou do 11.º andar da sua casa em Nápoles. Tudo aponta para que a criança seja a mais recente vítima dos nefastos 'jogos' que começam online e que acabam com manipulações, muitas vezes, fatais, segundo reportou na terça-feira o jornal Il Corriere Della Sera.

De acordo com o diário italiano, os pais da criança ouviram um barulho, na madrugada de segunda-feira, e correram para ver o que se passava, deparando-se com o trágico incidente. O menino deixou apenas uma frase como despedida: "Mamã, papá, eu amo-vos, mas tenho que seguir o homem do capuz". 

A visão trágica dos pais acordou todo o prédio, cujos vizinhos se comoveram com a dor do casal. A comunidade, em choque com o incidente, tenta reunir todos os possíveis rastos da criança nos últimos dias, online e ou fora da internet, num emaranhado de possibilidades que a polícia terá que deslindar. 

As autoridades italianas ainda estão a investigar o caso, tendo confiscado todos os dispositivos eletrónicos usados pela criança: tanto o telemóvel como a consola, que tem ligação à internet e permite jogar online com utilizadores de todo o mundo. 

Os pais, dois profissionais conceituados na região, envolvidos na área da assistência social, foram ouvidos pelas autoridades e garantem que o filho era uma criança feliz e tranquila, assim como a irmã, embora tenham admitido que o notaram um pouco preocupado nos últimos dias. Os amigos e outros familiares também serão ouvidos, diz o mesmo jornal. 

O jogo do homem do capuz preto

O "homem do capuz" faz referência ao desafio 'Jonathan Galindo', que surgiu nos Estados Unidos, mas alastrou-se ao Brasil e, há uns meses, à Europa. Também é conhecido como o 'Homem Pateta', por se parecer com a personagem da Disney.

Notícias ao MinutoImagem de 'Jonathan Galindo'© Reprodução

Assim como aconteceu com o desafio da 'Baleia Azul', que levava os adolescentes a realizar uma série de desafios nas redes sociais, que poderiam culminar na auto-mutilação e suicídio, as pessoas por detrás do desafio 'Jonathan Galindo' pressionam as crianças a revelar várias informações privadas (idade, escola, morada, identificação dos pais) para que possam aceder ao jogo e depois manipula-as a realizarem 'desafios'.

Os suspeitos por detrás destes 'desafios' têm perfis em todas as plataformas - Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter - e podem manipular as crianças/jovens a manter o silêncio sobre a sua existência. As autoridades apelam novamente aos pais e educadores para que vigiem o tempo que os filhos passam online.

____________________________________________________________________________________

Se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral. Poderá ainda contactar uma destas entidades:

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) -  213 544 545 (Número gratuito)

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

Recomendados para si

;
Campo obrigatório