'Desafios' fazem mais uma vítima. Menino de 10 anos atirou-se de varanda

Autoridades italianas confiscaram todos os dispositivos eletrónicos usados pelo menino, que deixou uma mensagem de despedida onde fazia referência ao 'Homem Pateta'.

Notícia

© Reprodução

Notícias Ao Minuto
01/10/2020 17:30 ‧ 01/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Jonathan Galindo

As autoridades italianas estão a investigar a morte de um menino de 10 anos, que se atirou do 11.º andar da sua casa em Nápoles. Tudo aponta para que a criança seja a mais recente vítima dos nefastos 'jogos' que começam online e que acabam com manipulações, muitas vezes, fatais, segundo reportou na terça-feira o jornal Il Corriere Della Sera.

De acordo com o diário italiano, os pais da criança ouviram um barulho, na madrugada de segunda-feira, e correram para ver o que se passava, deparando-se com o trágico incidente. O menino deixou apenas uma frase como despedida: "Mamã, papá, eu amo-vos, mas tenho que seguir o homem do capuz". 

A visão trágica dos pais acordou todo o prédio, cujos vizinhos se comoveram com a dor do casal. A comunidade, em choque com o incidente, tenta reunir todos os possíveis rastos da criança nos últimos dias, online e ou fora da internet, num emaranhado de possibilidades que a polícia terá que deslindar. 

As autoridades italianas ainda estão a investigar o caso, tendo confiscado todos os dispositivos eletrónicos usados pela criança: tanto o telemóvel como a consola, que tem ligação à internet e permite jogar online com utilizadores de todo o mundo. 

Os pais, dois profissionais conceituados na região, envolvidos na área da assistência social, foram ouvidos pelas autoridades e garantem que o filho era uma criança feliz e tranquila, assim como a irmã, embora tenham admitido que o notaram um pouco preocupado nos últimos dias. Os amigos e outros familiares também serão ouvidos, diz o mesmo jornal. 

O jogo do homem do capuz preto

O "homem do capuz" faz referência ao desafio 'Jonathan Galindo', que surgiu nos Estados Unidos, mas alastrou-se ao Brasil e, há uns meses, à Europa. Também é conhecido como o 'Homem Pateta', por se parecer com a personagem da Disney.

Notícias ao MinutoImagem de 'Jonathan Galindo'© Reprodução

Assim como aconteceu com o desafio da 'Baleia Azul', que levava os adolescentes a realizar uma série de desafios nas redes sociais, que poderiam culminar na auto-mutilação e suicídio, as pessoas por detrás do desafio 'Jonathan Galindo' pressionam as crianças a revelar várias informações privadas (idade, escola, morada, identificação dos pais) para que possam aceder ao jogo e depois manipula-as a realizarem 'desafios'.

Os suspeitos por detrás destes 'desafios' têm perfis em todas as plataformas - Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter - e podem manipular as crianças/jovens a manter o silêncio sobre a sua existência. As autoridades apelam novamente aos pais e educadores para que vigiem o tempo que os filhos passam online.

____________________________________________________________________________________

Se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral. Poderá ainda contactar uma destas entidades:

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) -  213 544 545 (Número gratuito)

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas