Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Itália: Conte vai propor extensão do estado de emergência até janeiro

Itália poderá alargar estado de emergência, para conter a propagação de novos casos, embora o país se tenha mantido relativamente controlado na segunda vaga da pandemia.

Itália: Conte vai propor extensão do estado de emergência até janeiro
Notícias ao Minuto

15:58 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro italiano vai propor no Parlamento o alargamento do estado de emergência por causa da pandemia até ao final de janeiro, numa tentativa de evitar maior aumento de casos, conforme se tem verificado em outros países europeus.

"Vamos propor ao Parlamento a extensão do estado de emergência, provavelmente até ao final de janeiro de 2021", disse Giuseppe Conte, esta quinta-feira, citado pelos meios italianos.

Embora Itália mantenha a pandemia relativamente controlada na segunda fase, ao contrário dos países vizinhos, o número de pacientes internados com sintomas está a aumentar aos poucos e são já mais de 3 mil em todo o país, enquanto o número de internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) é de 271 e a maioria dos infetados, mais de 47.000, estão isolados em casa.

O estado de emergência, que deveria terminar a 15 de outubro, confere maior poder ao governo central na aplicação de medidas de proteção.

Na terça-feira, porém, o vice-ministro da Saúde, Pierpaolo Sileri, ter indicado acreditar que não venha a ser necessário. "Se, de repente, tivéssemos quatro vezes mais infeções até 15 de outubro, voltaríamos a falar do assunto. Mas não creio que seja assim", afirmou.

A Itália registou ontem 1.851 novos casos de infeção e mais 19 mortes nas últimas 24 horas, elevando o acumulado para 314.861 infeções e 35.894 óbitos desde 21 de fevereiro, quando começou a emergência no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório