Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Kremlin rejeita acusação "sem fundamento e inaceitável" de Navalny

O porta-voz do Kremlin condenou a declaração "sem fundamento e inaceitável" de Alexey Navalny, que acusou hoje o Presidente russo de orquestrar o seu envenenamento, e acusou o oposicionista de trabalhar com os serviços secretos dos EUA.

Kremlin rejeita acusação "sem fundamento e inaceitável" de Navalny
Notícias ao Minuto

13:09 - 01/10/20 por Lusa

Mundo Rússia

"Nós consideramos que tais alegações contra o Presidente russo não têm fundamento e são inaceitáveis", disse o porta-voz do Kremlin.

Dmitri Peskov disse ainda que "especificamente os instrutores da CIA", serviços de informações norte-americanos, trabalham "atualmente" com Navalny assim como outros serviços secretos do ocidente. 

Navalny, que acusou o presidente russo de estar detrás do envenenamento, disse à revista alemã Der Spiegel que tenciona regressar à Rússia logo que esteja curado.

"Não vou dar ao Putin o presente de não regressar à Rússia", disse Navalny na mesma entrevista.

"Não regressar significaria que Putin atingira o objetivo pretendido" disse Navalny, que ?????continua em convalescença na Alemanha depois de ter estado internado num hospital de Berlim durante um mês.

"Tenho o dever de me manter como sou: alguém que não tem medo e eu não estou com medo", afirmou ainda o principal oposicionista do Kremlin.

"Não importa que esse cidadão russo possa regressar ao país a qualquer momento. Ele não fez nada de heroico", disse o porta-voz do Kremlin, respondendo diretamente à primeira entrevista de Navalny

Também o presidente da Duma, câmara baixa do Parlamento russo, acusou o oposicionista Alexei Navalny de trabalhar para os serviços secretos ocidentais, acrescentando que Vladimir Putin lhe "salvou" a vida.

"Navalny não tem vergonha e é um vilão. Putin salvou-lhe a vida (...) é evidente que Navalny trabalha com os serviços secretos especiais e para autoridades de países ocidentais", acusa Viatcheslav Volodine em comunicado.

O documento do presidente da Duma foi divulgado após a publicação da primeira parte da entrevista a Alexei Navalny.

O político russo foi transferido para a capital alemã após uma deslocação à Sibéria, onde terá sido envenenado com um agente nervoso do tipo Novitchok, uma substância desenvolvida por militares soviéticos nos anos 1970.

Navalny, 44 anos, ficou doente no dia 20 de agosto quando se encontrava a bordo de um avião sobre a Sibéria para onde se tinha deslocado para atos de campanha para as eleições regionais.

Três laboratórios europeus concluíram que foi envenenado pelo agente nervoso do tipo Novitchok.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório