Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2020
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 20º

Edição

Tribunal valida acordo entre hotel e familiares das vítimas de tiroteio

Um tribunal de Las Vegas validou um acordo alcançado entre o grupo de 'resorts integrados' MGM Resorts e os familiares das vítimas e sobreviventes do tiroteio de 01 de outubro de 2017, no qual morreram 58 pessoas.

Tribunal valida acordo entre hotel e familiares das vítimas de tiroteio

Na decisão agora anunciada, a juíza Linda Bell observou que o montante proposto pela MGM ia além da garantia de seguro (751 milhões de dólares) e, portanto, considerou que a transação foi "de boa fé".

A empresa tinha sido processada por mais de 2.000 pessoas porque os disparos de Stephen Paddock vieram de uma janela do Mandalay Bay Hotel, propriedade do grupo hoteleiro e de casinos.

Stephen Paddock disparou contra o público num concerto de música country num campo adjacente ao hotel, atirando mais de mil tiros antes de cometer suicídio. Cinquenta e oito pessoas foram mortas e mais de 800 ficaram feridas no tiroteio mais mortífero da história dos Estados Unidos.

O acordo deverá permitir que a MGM Resorts ponha termo à maioria dos processos judiciais interpostos por sobreviventes ou familiares das vítimas. Aqueles que aceitarem uma indemnização ao abrigo do acordo concordarão em interromper qualquer ação judicial contra o proprietário do hotel.

Mas a decisão de quarta-feira salientou que o acordo foi "quase unânime" entre os potenciais queixosos e notou "o trabalho extraordinário feito pelo advogado neste caso para obter o maior montante possível para os queixosos (...) apesar de circunstâncias incrivelmente difíceis e únicas".

"Estamos satisfeitos por a decisão permitir que as famílias, as vítimas e o público deem mais um passo no sentido do encerramento. É particularmente significativo que a decisão venha na véspera do terceiro aniversário do incidente, um momento de grande tristeza e contemplação", reagiu a MGM Resorts numa declaração à agência France-Press (AFP).

MIM // MIM

Lusa/Fim

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório