Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Ultraconservador Kaczynski designado vice-primeiro-ministro polaco

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, anunciou hoje uma remodelação governamental que prevê para vice-primeiro-ministro o líder ultraconservador Jaroslaw Kaczynski, e uma polémica nomeação para ministro da Educação.

Ultraconservador Kaczynski designado vice-primeiro-ministro polaco
Notícias ao Minuto

16:32 - 30/09/20 por Lusa

Mundo Polónia

A anunciada remodelação e a entrada no Governo de Kaczynski, líder do partido Lei e Justiça (PiS), segue-se a uma crise interna entre o PiS e as formações minoritárias aliadas que integram o Executivo.

Morawiecki fez o anúncio após uma reunião mantida com o Presidente Andrzej Duda, também próximo do PiS.

Kaczynski, 71 anos e que é o estratega de bastidores do Governo desde que o PiS subiu ao poder em 2015, terá autoridade para supervisionar os ministérios da Defesa, Justiça e Interior.

Morawiecki considerou que a presença de Kaczynski, primeiro-ministro entre 2006 e 2007, vai reforçar o Governo.

O novo ministro da Educação, Przemyslaw Czarnek, motivou fortes protestos no verão passado em diversos setores da sociedade polaca, um país profundamente católico, ao afirmar que as pessoas LGBT "não são iguais às outras".

"Vamos proteger-nos contra a ideologia LGBT e deixar de escutar a idiotice sobre alguns direitos humanos e alguma igualdade", disse na ocasião.

Os políticos da oposição denunciaram a designação de Czarnek, a mais controversa alteração no gabinete de Morawiecki.

A remodelação ministerial foi justificada pela necessidade de reduzir o número de ministros e tornar a governação mais eficiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório