A polícia de Paris esclareceu rapidamente na rede social Twitter que não se tratou de uma explosão.
"Trata-se de um caça que ultrapassou a barreira do som. Não saturem as linhas de emergência", publicou a policia no Twitter às 12:10, horário local (11:10 em Lisboa), logo após o incidente.
O exército especificou que se tratava de um caça Rafale da base aérea de Saint-Dizier, localizada a cerca de 250 quilómetros de Paris.
Numa breve declaração por escrito aos media, o exército indicou que o caça interveio para "oferecer assistência a uma aeronave com a qual o contacto de rádio havia sido perdido".
Un bruit très important à été entendu à Paris et en région parisienne. Il n'y a pas d'explosion, il s'agit d'un avion de chasse qui a franchi le mur du son.N'encombrez pas les lignes de secours !
— Préfecture de Police (@prefpolice) September 30, 2020
O Rafale foi autorizado a quebrar a barreira do som, o que ocorreu para "alcançar a aeronave em dificuldade", especificamente no leste de Paris.
Os internautas expressaram no Twitter a sua surpresa com o que ouviram e o medo de um possível ataque.
O barulho do caça chegou ao torneio de ténis de Roland Garros, que decorre na zona oeste da capital, em plena partida entre o alemão Dominik Koepfer e o suíço Stan Wawrinka.