Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Covid: Novos casos aumentam no Reino Unido. 7.143 contágios em 24 horas

Após três dias consecutivos com o número de novos casos a descer, o país apresenta uma subida. Foram ainda registados 71 óbitos no último dia.

Covid: Novos casos aumentam no Reino Unido. 7.143 contágios em 24 horas
Notícias ao Minuto

16:41 - 29/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Pandemia

O Reino Unido reportou, esta terça-feira, 7.143 novos casos, elevando o total de casos confirmados no país para 446.156. Este aumento surge após três dias consecutivos em que o número de casos diários desceu. 

De acordo com os jornais britânicos, este é o maior número de novos casos registado no país desde o início da pandemia.

Quanto ao número de vítimas mortais, o total acumulado é agora de 42.072, um aumento de 71 mortes nas últimas 24 horas.

Neste momento, há 2.049 pessoas hospitalizadas, sendo que 297 se encontram na unidade de Cuidados Intensivos.

Os especialistas têm aludido para o facto de o número crescente de casos positivos ser também resultado de se estarem a realizar mais testes do que no início da pandemia no Reino Unido.

Ainda assim, o governo britânico tem vindo a tomar várias medidas e a impor restrições para tentar travar uma segunda onda, tendo proibido ajuntamentos superiores a seis pessoas, recomendado o teletrabalho e decretado o encerramento de bares e restaurantes às 22:00 horas.

Em algumas partes do país onde existem surtos mais agudos é também proibida a socialização entre pessoas de agregados familiares diferentes em espaços interiores ou ao ar livre, como vai passar a ser o caso do nordeste de Inglaterra, nomeadamente em Newcastle e arredores, a partir de quarta-feira. 

A lei foi também atualizada para obrigar qualquer pessoa a ficar em isolamento caso tenha testado positivo ou tenha estado em contacto com alguém infetado com Covid-19, sendo as infrações penalizadas com multas.

As multas variam entre 1.000 libras (1.102 euros), o valor atualmente aplicado a quem não cumpre quarentena após chegar do estrangeiro, e 10.000 libras (11.019 euros), para os reincidentes ou infrações mais graves, incluindo empresas que obriguem os empregados a trabalhar. 

Boris Johnson pede desculpa por confundir restrições adoptadas

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu hoje desculpas por se ter enganado a esclarecer quais as restrições em vigor no nordeste de Inglaterra para travar a pandemia Covid-19, intensificando as críticas à confusão existente sobre as regras.

"Peço desculpa, eu enganei-me hoje", disse através da rede social Twitter, acrescentando que naquela região as pessoas estão proibidas de socializar com pessoas de agregados familiares diferentes em espaços interiores, seja em casa ou bares e restaurantes, e devem evitar fazê-lo em espaços ao ar livre. 

"Isto é essencial para controlar a transmissão do coronavírus e manter a segurança de todos", vincou. 

O pedido de desculpas aconteceu poucas horas depois de, durante uma conferência de imprensa em Exeter, no sudoeste de Inglaterra, onde apresentou um novo programa de educação e formação de adultos, ter dado uma resposta confusa. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório