Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

ONG denuncia expulsão de 200 migrantes no Chipre

A Human Rights Watch (HRW) acusou hoje o Governo do Chipre de ter expulsado, em apenas uma semana, cerca de duzentos requerentes de asilo que vinham do Líbano.

ONG denuncia expulsão de 200 migrantes no Chipre
Notícias ao Minuto

10:07 - 29/09/20 por Lusa

Mundo Chipre

De acordo com a organização não-governamental (ONG) de direitos humanos, na primeira semana de setembro a guarda costeira do Chipre "rejeitou, abandonou, expulsou ou devolveu" cerca de 200 migrantes, refugiados e requerentes de asilo "sem lhes dar a oportunidade" de solicitar proteção internacional.

O HRW entrevistou 15 pessoas de origem libanesa e síria que tentaram chegar a Chipre ou às suas águas territoriais em cerca de sete barcos que partiram de Trípoli, no Líbano, entre 29 de agosto e 07 de setembro.

De acordo com os seus relatos, a guarda costeira cipriota tentou impedir o seu desembarque no Chipre gritando, brandindo armas e circulando em alta velocidade para criar uma onda que poderia virar os seus barcos.

Em alguns casos, desativaram os motores dos barcos e deixaram os migrantes à deriva, sem comida ou água. Em outros casos, os migrantes foram transferidos para embarcações civis para retornar diretamente ao Líbano.

Numa outra ocasião, um barco da guarda costeira colidiu com um barco de madeira lotado, ferindo várias crianças e uma mulher.

Quando a ONG tentou confrontar as versões dos Governos de Chipre e Líbano com as declarações dos migrantes, não obteve resposta das autoridades.

Há já alguns anos que o Governo cipriota garante que a ilha não pode receber mais refugiados ou migrantes económicos, que "atingiu o seu limite" e não tem capacidade para acolher mais ninguém, pelo que pede a solidariedade de outros países membros do a União Europeia.

De acordo com as autoridades cipriotas, mais de 3,5% da população de Chipre são requerentes de asilo.

O Chipre assinou a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados em 1951 e o seu Protocolo em 1967.

Em 2009, incorporou a diretiva da União Europeia (UE) sobre os procedimentos de asilo na sua legislação nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório