Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Barroso é líder da Aliança Global para Vacinas; Mais 688 casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Barroso é líder da Aliança Global para Vacinas; Mais 688 casos
Notícias ao Minuto

08:55 - 29/09/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A pandemia da Covid-19 atingiu um milhão de mortes em todo o mundo, desde que foi detetado o primeiro caso há cerca de nove meses. Um valor que para António Guterres é "arrepiante", sobretudo porque o vírus está longe de ser eliminado. 

Apesar disso, o secretário-geral da ONU acredita que é possível "superar este desafio", mas que para o fazer todos devem "aprender com os erros".

No âmbito, precisamente, da resposta à Covid-19, esta terça-feira, António Costa e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentam em Lisboa as prioridades dos planos de recuperação e resiliência europeu e português. No encontro, que acontece na Fundação Champalimaud, estarão também presentes representantes das 27 comunidades intermunicipais, das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e da Associação Nacional de Freguesias.

Lá fora, e numa altura em que já ultrapassaram os 7 milhões de infetados, os EUA informaram que têm em mira um plano de distribuição de 150 milhões de testes rápidos da covid-19. Destaque também para aquela que é a cidade com o período de quarentena mais longo do mundo. A capital das Filipinas, Manila, vai somar sete meses e meio em isolamento, no final de outubro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus aqui.

14h59 - O hospital de Beja iniciou uma desinfeção suplementar do bloco operatório onde foi detetado um surto de covid-19, que já infetou 31 profissionais de saúde, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

14h50 -  Boris Johnson decidiu perder peso depois de ter estado doente com Covid-19. O primeiro-ministro afirmou que esta foi uma das melhores decisões que tomou. "Quando se atinge um peso de cerca de 111 kg, como eu tenho, por cerca de 1,78 metros, é provavelmente uma boa ideia perder peso, e foi o que fiz. E sinto-me muito melhor", afimou, revelando que se submeteu a uma dieta.

14h46 - A empresa Moçambique Leaf Tobacco (MLT) vai reduzir a produção da cultura de tabaco no país devido à diminuição da procura no mercado internacional, em consequência do impacto do novo coronavírus.

14h45 - O presidente executivo da Aliança Global para as Vacinas (GAVI) elogiou hoje o novo presidente, Durão Barroso, afirmando que a sua experiência em cooperação internacional será útil à GAVI quando esta pretende melhorar a equidade na distribuição das vacinas.

14h41 - O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para tratamento hospitalar 429 casos de enfarte agudo do miocárdio nos primeiros oito meses do ano, mais cinco que em igual período de 2019. "Apesar de todas as consequências que a pandemia da covid-19 trouxe, verifica-se que os números não diminuíram em comparação com 2019", no que à fase pré-hospitalar da Via Verde Coronária (VVC) diz respeito.

14h34 - Na sequência do encontro com a presidente da Comissão Europeia, António Costa partilhou no Twitter a sua satisfação e orgulho para com as palavras de Ursula Von der Leyen.

14h30 - A líder alemã, Angela Merkel, quer limitar o número de participantes em reuniões ou celebrações privadas a 25 pessoas, e em espaços públicos a 50. Esta é uma das medidas que, de acordo com a agência de notícias alemã (DPA) será defendida hoje à tarde pela chanceler, durante o encontro com os primeiros-ministros dos dezasseis estados federados. A medida acontece numa altura em que o país está a registar mais de 2 mil casos por dia.

14h21 - Um surto de covid-19 detetado no lar Clube Fénix One, em Sintra, já provocou a morte de cinco utentes, estando ainda 21 pessoas infetadas, disse hoje à agência Lusa fonte da Câmara Municipal.

14h17 - Durão Barroso foi nomeado, esta terça-feira, presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), uma organização que assume atualmente grande importância devido à pandemia provocada pela covid-19.

14h09 - A pandemia do novo coronavírus matou 3.917 pessoas em todo o mundo nas últimas 24 horas. O número total de vítimas mortais é de 1.005.981. O número de infetados é agora de 33.415.720, dos quais 267.743 foram registados nas últimas 24 horas. 

14h02 - Portugal contabiliza, esta terça-feira, mais 688 casos de Covid-19 e seis mortos. São estes os dados da pandemia em Portugal hoje.

13h51TAP prolonga redução do horário de trabalho até final de outubro. A TAP vai manter os seus trabalhadores em redução de horário durante mais um mês, entre 1 e 31 de outubro, comunicou hoje o Conselho de Administração da empresa, numa carta aos colaboradores a que a Lusa teve acesso.

13h50 Casal detido em Vale de Cambra por violar confinamento obrigatório. A GNR deteve um homem e uma mulher por violação do confinamento obrigatório a que estavam sujeitos, no âmbito da pandemia de Covid-19, em Vale de Cambra, distrito de Aveiro, informou hoje aquela força militar.

13h46Polícia trava festa com mil estudantes nos EUA. Com o regresso dos estudantes às escolas e universidades, e progressivo desconfinamento do país, as autoridades policiais de Tallahassee, onde se situa o campus da Universidade Estadual da Florida, indicaram que receberam mais de uma dúzia de denúncias sobre ajuntamentos durante o fim de semana. O governador daquele estado, Ron DeSantis, pede "uma espécie de carta de direitos para os estudantes" que os proteja dos castigos "draconianos" que estão em vigor para quem viole as medidas de restrição.

12h50 - O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, defendeu ontem, durante a atualização da situação pandémica no país, que os argumentos que sustentam a decisão do governo central respondem a uma "luta epidemiológica" e não "ideológica". "Vou falar de dados e de ciência. Não vou falar como político, mas como ministro da Saúde e pessoa preocupada", começou por dizer, dando conta, mais tarde, que "a pandemia não está controlada, aumenta a cada semana".

12h46 - A ministra Marta Temido confessou, numa entrevista num formato mais intimista no 'Dia da Cristina', que se sente cansada, mas este não é o momento para desistir, isso, diz, "seria uma cobardia". Contudo, afirmou, está disponível "para ir embora quando os portugueses entenderem que é o momento".

Ver esta publicação no Instagram

Que conversa tão bonita. Para lá do cargo de Ministra. ️

Uma publicação partilhada por Cristina Ferreira (@dailycristina) a 29 de Set, 2020 às 4:13 PDT

12h38 - A Ordem dos Enfermeiros defende que a presença durante o parto de uma pessoa escolhida pela grávida devia ser sempre garantida e propõe que para isso as maternidades tenham disponíveis testes rápidos de diagnóstico à covid-19.

12h30 - O PSD vai propor a "redefinição do quadro de financiamento do ensino superior, face ao impacto da crise pandémica no orçamento das universidades e a necessidade de reforçar a ação social. "Para situações excecionais terá de haver decisões excecionais, pelo que se impõe a redefinição do quadro planeado do financiamento público para o ensino superior que se estende a 2023", defenderam os deputados do PSD.

12h15 - Segundo a organização Save the Children, os riscos de fome na Síria vão atingir mais 700 mil crianças devido às sérias dificuldades económicas provocadas pela pandemia de covid-19.

12h13 - A Aliança para as Vacinas anunciou hoje que os países mais pobres reservaram mais 100 milhões de doses da vacina que for criada contra a covid-19, fabricadas na Índia e vendidas ao preço máximo de três dólares (2,5 euros).

11h55 - Uma equipa de investigadores da Universidade de Nicósia, no Chipre, apontam que fatores como a humidade atmosférica, temperatura e vento estimulam a disseminação da Covid-19. Os cientistas sugerem que a evaporação pode ser um fator chave na transmissão de gotículas infetadas com o novo coronavírus

11h50 - A urgência de ginecologia e obstetrícia do hospital de Beja vai continuar fechada até 07 de outubro por falta de médicos devido ao surto de covid-19 que já infetou 31 profissionais da unidade

11h20 - Em França, o trabalho a tempo reduzido foi prolongado até 31 de dezembro para o sector da hotelaria e restauração, anunciou o ministro da Economia Bruno Le Maire. Em reação, o primeiro-ministro do país endereçou uma mensagem a estes profissionais, afirmando que "precisamos de vocês" e garantindo que não os deixará cair e que o "governo responderá aos seus receios".

11h09 - O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que o país vai recorrer integralmente às subvenções da União Europeia, mas só tenciona recorrer aos empréstimos quando a situação económica melhorar. "Recorreremos integralmente às subvenções e não utilizaremos a parte relativa aos empréstimos enquanto a situação financeira do país não o permitir", disse

10h42 - 'Acesso a cuidados de saúde em tempos de pandemia'. Quase 90% dos inquiridos num estudo sobre o acesso aos cuidados de saúde considera que devia existir instituições exclusivas para o tratamento de doentes com covid-19 e outras "livres" para tratar as outras doenças.

10h40 - A presidente da Comissão Europeia afirmou que "Portugal mostrou o melhor de si e o melhor da Europa" e que "Lisboa é um exemplo de renovação", admitindo porém que a pandemia ainda não terminou ainda há muito trabalho a fazer. "Acredito que o passado e o presente de Portugal e Lisboa podem ser um guia para o nosso futuro", disse. 

10h30 - O lema dos três M's. Esta é a forma como o ministério da Saúde espanhol tenta lembrar os seus cidadãos quais as medidas para se manter seguro. Os três M's são:

  • Máscara
  • Metros de distâncias
  • Mãos limpas

10h23 - 'Acesso a cuidados de saúde em tempos de pandemia'. Mais de metade dos portugueses (57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta dificuldade.

10h19 - Desperdício alimentar. Os portugueses reduziram substancialmente o desperdício alimentar com a pandemia de Covid-19, sugere um inquérito divulgado hoje pela associação Deco-Defesa do Consumidor.

10h15 - António Costa e Von der Leyen apresentam planos de recuperação. Acompanhe em direto:

10h11 - O festival ID No Limits, que deveria ter decorrido em abril em Cascais e foi adiado para novembro devido à pandemia da covid-19, foi novamente adiado, desta vez para abril de 2021, anunciou hoje a organização.

09h50 - A Rússia regista, esta terça-feira, 8.232 novos casos de Covid-19 e 160 mortos. são agora, no total, 1.167,805 o número de infetados no país, desde o início da pandemia. Já o número de mortos chega hoje aos 20.545.

09h38 - O mundo assinalou, no passado domingo, um 'pesado' marco na luta contra a Covid-19 ao atingir um milhão de mortes provocadas pela doença. Veja nesta fotogaleria a dor, lágrimas e sofrimento no rosto de quem perdeu alguém para a doença.

09h34 - O Governo lançou, na segunda-feira, a campanha '#TuPodes - Visita Muito Por Pouco', uma iniciativa que pretende estimular a procura na época baixa no setor do turismo, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19. "Em visitaportugal.pt estarão disponíveis centenas de experiências turísticas e gastronómicas, alojamento, visitas a museus e viagens de comboio, a preços acessíveis, que podem incluir descontos até 50%", refere o Ministério da Economia.

09h30 -  A funerária municipal de Madrid convocou, para esta terça-feira, uma greve pela inexistência de um plano de contingência face à Covid-19. A greve coincide com uma sessão plenária do Ajuntamento de Madrid e visa exigir um plano de contingência numa altura em que os número em Espanha estão a passar por um novo agravamento e em que se fala de uma segunda vaga da pandemia.

08h59 - África registou mais 310 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, subindo para 35.750 óbitos, num total de 1.465.023 infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

08h47 - O primeiro navio de cruzeiro a navegar na Grécia depois do confinamento aportou hoje no porto de Pireu, Atenas, após terem sido detetadas mais de dez pessoas com covid-19 a bordo.

08h24 - A Índia registou 776 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de mais 70.589 casos, um dia após ter ultrapassado os seis milhões de infetados desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades.

08h08 - Os habitantes de Poiares, em Freixo de Espada à Cinta, demonstram um sentimento de uma inquietude silenciosa e uma sensação de abandono por parte das autoridades de saúde devido a um foco de covid-19, com 20 casos ativos.

09h55 - Um simples exame de sangue pode revelar a gravidade da Covid-19. Um estudo recente, publicado na JAMA Network Open, sugere que um marcador padrão dos exames de sangue de rotina pode prever a gravidade e o risco de morte da Covid-19.

07h53 - A Alemanha voltou, esta terça-feira, a registar um número diário de novos casos superior a 2 mil, com mais 2.089 novos casos de infeção registados nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), elevando o número total para 287.421. Quanto ao número de óbitos, o total acumulado é agora de 9.471, com mais 11 mortes a serem registadas nas últimas 24 horas (no dia anterior tinham sido três).

07h05 - A quarentena em Manila é já a mais longa do mundo... e vai aumentar ainda mais. De acordo com o anunciado pelas autoridades, o período de quarentena será  prolongado por mais um mês até 31 de outubro. Significa isto, que no total, a capital das Filipinas, que possui quase 14 milhões de habitantes, vai completar sete meses e meio de isolamento social.  

06h55 - A pandemia da covid-19 impactou a vida de milhões de pessoas, e nem os famosos são excepção. Heidi Klum voltou a ir a um restaurante depois de seis meses a cumprir rigorosamente as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

Ver esta publicação no Instagram

First time eating out at a restaurant in 6 month 

Uma publicação partilhada por Heidi Klum (@heidiklum) a 27 de Set, 2020 às 3:44 PDT

06h25 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira um plano de distribuição de 150 milhões de testes rápidos da covid-19 no país. "Com o nosso plano, 50 milhões de testes irão para proteger as comunidades mais vulneráveis, o que sempre prometemos, incluindo 18 milhões para asilos, 15 milhões para lares de deficientes, 10 milhões para hospícios e cerca de um milhão para as faculdades e universidades históricas negras, que também são faculdades das nações tribais", afirmou.

06h24 - Os Estados Unidos registaram 281 mortos e 37.719 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com este último balanço o país atingiu um total de 205.024 óbitos e 7.147.070 casos confirmados na segunda-feira.

06h15 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou o "arrepiante" número de mortos provocados pela Covid-19, que já ultrapassou um milhão em todo o mundo, e exortou a sociedade a aprender com os erros para superar a pandemia.

06h15 - O Peru registou na segunda-feira o menor número de mortes diárias, com 62, desde maio, confirmando a tendência de descida no número de vítimas da pandemia de covid-19 no país.

06h10- A China atingiu hoje 44 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou 12 casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.

06h07 - O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentam hoje em Lisboa as prioridades dos planos de recuperação e resiliência europeu e português. O plano português, recorde-se, já mereceu críticas da esquerda à direita, com as forças políticas a mostrarem-se contudo disponíveis para dar contributos.

06h04 - A Argentina registou 364 mortos e 11.807 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 16.113 e de casos para 723.132

05h55 - O México registou 173 mortos e 3.400 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 76.603 e o de casos para 733.717.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório