Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 100 migrantes detidos na Eslovénia

Mais de uma centena de migrantes foram detidos na Eslovénia, país que regista uma alta no número de entradas clandestinas, via Croácia, no espaço Schengen, anunciou hoje a polícia eslovena.

Mais de 100 migrantes detidos na Eslovénia
Notícias ao Minuto

15:37 - 28/09/20 por Lusa

Mundo Migrações

"Um total de 113 migrantes ilegais foram detidos domingo à noite em diferentes locais" próximos da cidade de Ilirska Bistrica, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP), um porta-voz da polícia eslovena, admitindo ser "raro" que tantas pessoas sejam presas ao mesmo tempo no país.

Segundo o presidente da câmara de Ilirska Bistrica, Emil Rojc, interrogado pela rádio pública do país, o número de entradas ilegais através das fronteiras da Eslovénia aumentou.

A maioria dos migrantes é originária do Paquistão, Bangladesh e Marrocos e serão provavelmente reenviados para a Croácia, acrescentou a polícia eslovena.

A Eslovénia e a Croácia integram a União Europeia (UE).

A Eslovénia aderiu ao espaço Schengen de livre circulação, sem controlo de fronteiras internas e dotado de uma fronteira externa comum, situada em parte no seu território.

A Croácia, por seu lado, não integra o Espaço Schengen.

No sábado, cerca de 30 outras pessoas foram detidas pela polícia eslovena perto de Ilirska Bistrica, tendo ainda outros 34 migrantes sido detetados num camião de carga conduzido por um cidadão belga próximo de Celje, a nordeste da capital, Liubliana, segundo indicou a agência noticiosa eslovena STA.

Nos primeiros oito meses deste ano, a Eslovénia estima que tenham atravessado a fronteira mais de 10.000 migrantes ilegais, um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório