Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Rei da Noruega sai do hospital após internamento

O rei da Noruega, Harald V, de 83 anos, teve hoje alta hospitalar depois de ter sido internado na semana passada num hospital na capital norueguesa, Oslo, devido a problemas respiratórios, anunciou o Palácio real.

Rei da Noruega sai do hospital após internamento
Notícias ao Minuto

15:07 - 28/09/20 por Lusa

Mundo Noruega

"O hospital continua com a sua avaliação e o rei permanece sob vigilância (em licença médica) até 04 de outubro", acrescentou a mesma fonte num comunicado.

No trono norueguês há mais de 29 anos, Harald V foi internado na passada sexta-feira no Hospital Nacional de Oslo devido a "dificuldades respiratórias".

A causa das "dificuldades respiratórias" permanece desconhecida até à data, mas o Palácio real assegurou na sexta-feira que uma possível infeção pelo novo coronavírus tinha sido excluída.

Na ausência de Harald V, cujos poderes são essencialmente simbólicos, o príncipe herdeiro Haakon, 47 anos, está a assegurar interinamente os deveres oficiais do monarca.

Há vários anos que a saúde de Harald V dá sinais de alguma fragilidade, mas o monarca sempre se recusou a abdicar.

Harald V, que já tinha estado hospitalizado no início de janeiro, foi operado em 2003 a um cancro na bexiga e, em 2005, foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a problemas cardíacos.

O monarca subiu ao trono norueguês após a morte do seu pai, o rei Olav, em 17 de janeiro de 1991.

Harald V, que foi o primeiro rei a nascer em solo norueguês desde o século XIV, conquistou a opinião pública do país ao ter liderado o luto nacional em 2011 pelas vítimas do massacre conduzido pelo extremista e neonazi Anders Behring Breivik, que fez 77 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório