Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2020
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Unidade de neonatologia troca soro alimentar por anestésico e mata bebé

O erro repetiu-se por duas vezes. Uma bebé morreu, a outra sobreviveu mas poderá sofrer sequelas para a vida.

Unidade de neonatologia troca soro alimentar por anestésico e mata bebé

Uma bebé prematura morreu no passado mês de janeiro na unidade de Neonatologia do hospital Donostia de San Sebastián, em Espanha, por aquilo que se considera ter-se tratado de um "erro de medicação". E não será caso único.

Segundo o denunciado pelo El Correo, os profissionais desta unidade de saúde ter-se-ão enganado na administração de soro alimentar a duas bebés prematuras e, ao invés de lhes dar o soro alimentar, administrou-lhes um forte anestésico.

Após o erro, o estado de saúde das bebés, que pesavam 600 e 800 gramas, piorou num período de 48 horas. Ao aperceberem-se do lapso, os profissionais desta unidade interromperam de imediato  administração do fármaco e comunicaram o sucedido às famílias. Uma das bebés morreu três dias após o incidente tendo as análises ao seu sangue detetado uma grande quantidade de Propofol no organismo.

A outra bebé sobreviveu mas teve de ser sujeita a vários procedimentos médicos não se sabendo ainda se haverá consequências a longo prazo para o sucedido.

Embora as embalagens dos dois produtos seja bastante similiar, o advogado das famílias refere que se trata de um "erro inaceitável" e afirma que as famílias exigem agora uma indemnização de milhares de euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório