Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Unidade de neonatologia troca soro alimentar por anestésico e mata bebé

O erro repetiu-se por duas vezes. Uma bebé morreu, a outra sobreviveu mas poderá sofrer sequelas para a vida.

Unidade de neonatologia troca soro alimentar por anestésico e mata bebé
Notícias ao Minuto

10:20 - 28/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Uma bebé prematura morreu no passado mês de janeiro na unidade de Neonatologia do hospital Donostia de San Sebastián, em Espanha, por aquilo que se considera ter-se tratado de um "erro de medicação". E não será caso único.

Segundo o denunciado pelo El Correo, os profissionais desta unidade de saúde ter-se-ão enganado na administração de soro alimentar a duas bebés prematuras e, ao invés de lhes dar o soro alimentar, administrou-lhes um forte anestésico.

Após o erro, o estado de saúde das bebés, que pesavam 600 e 800 gramas, piorou num período de 48 horas. Ao aperceberem-se do lapso, os profissionais desta unidade interromperam de imediato  administração do fármaco e comunicaram o sucedido às famílias. Uma das bebés morreu três dias após o incidente tendo as análises ao seu sangue detetado uma grande quantidade de Propofol no organismo.

A outra bebé sobreviveu mas teve de ser sujeita a vários procedimentos médicos não se sabendo ainda se haverá consequências a longo prazo para o sucedido.

Embora as embalagens dos dois produtos seja bastante similiar, o advogado das famílias refere que se trata de um "erro inaceitável" e afirma que as famílias exigem agora uma indemnização de milhares de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório