Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Angela Merkel visitou Alexei Navalny durante internamento em Berlim

Alexei Navalny, que terá sido envenenado, confirmou a visita da chanceler alemã.

Angela Merkel visitou Alexei Navalny durante internamento em Berlim
Notícias ao Minuto

09:31 - 28/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alexei Navalny

Angela Merkel visitou o líder da oposição russa, Alexei Navalny, enquanto este estava hospitalizado em Berlim, após suspeitas de ter sido envenenado com Novichok, noticiou a revista Der Spiegel no domingo à noite.

A visita da chanceler alemã aconteceu antes de Navalny ter tido alta do hospital Charité, em Berlim, na terça-feira da semana passada, depois de um mês de internamento. Não é avançada a data exata da visita ou como foi obtida a informação.

De acordo com a revista, a visita da líder alemã é um sinal ao regime de Moscovo de que Berlim "não vai desistir e vai descobrir a verdade". "A visita secreta a Navalny é mais um sinal do compromisso da chanceler e de que não está preparada para largar o caso tão cedo", escreve o Der Spiegel.

O opositor russo confirmou, esta manhã de segunda-feira, a visita da chanceler, através do Twitter, indicando que Merkel também falou com a sua família. Navalny disse que a visita "não deve ser chamada de secreta", mas antes "uma conversa privada".

Militante anticorrupção e crítico do Kremlin, Alexei Navalny adoeceu gravemente em 20 de agosto a bordo de um avião na Sibéria.

Três laboratórios europeus concluíram que foi envenenado por um agente neurotóxico do tipo Novichok, concebido para fins militares na época soviética. As acusações foram rejeitadas por Moscovo.

Alexei Navalny permanece na Alemanha em período de convalescença, com os médicos a admitirem que uma "recuperação total é possível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório