Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Protestos, furacões e pobreza não impedem casamentos no Haiti

Os noivos têm de delinear estratégias para conseguir celebrar o matrimónio, mas não desistem, apesar das adversidades.

Notícias ao Minuto

07:10 - 28/09/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Casamento

Os protestos anti-governamentais no Haiti têm fustigado severamente as ruas da capital do país, Port-au-Prince. As principais ruas da cidade foram bloqueadas e muitos dos que tinham planeado celebrar o casamento tiveram de pensar em alternativas para que a cerimónia se realizasse.

Stanley Joseph e Daphne Gerard (o casal da foto acima) usaram as ruas esburacadas de Port-au-Prince para chegar à igreja onde deram o nó. Mas o cenário que o país atravessa levou os noivos a pensar em adiar o casamento, uma vez que os protestos bloquearam a cidade durante meses, como narra a Reuters.

Stanley e Daphne tinham aplicado muito dinheiro e tempo no planeamento da cerimónia para deixar o sonho por concretizar. Foi então que Stanley pensou em fretar um avião para conseguir que os pais da noiva assistissem à cerimónia.

Os obstáculos que os casais do Haiti têm de ultrapassar não se limitam apenas aos protestos. Os furacões, os cortes de energia, sem esquecer a pobreza, dificultam muitas vezes as celebrações.

"Temos sempre problemas no Haiti. Não podes esperar. Só tens de seguir em frente e superá-los", revelou o noivo à Reuters, confidenciando que se sentiu nervoso no dia do casamento.

Indica o meio de comunicação que, no Haiti, o casamento nem sempre é uma opção considerada, já que muitos casais optam por uma relação conjugal informal, comum nas áreas rurais, mas que não é legalmente reconhecida.

Veja, na galeria, as imagens do casamento deste e de outros casais no Haiti. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório