Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nagorno-Karabakh. Azerbaijão reivindica; Arménia nega tomada de locais

O Azerbaijão reivindicou ter conquistado hoje seis localidades controladas pela Arménia durante os confrontos na linha da frente da região separatista de Nagorno-Karabakh, informação desmentida pelas autoridades arménias.

Nagorno-Karabakh. Azerbaijão reivindica; Arménia nega tomada de locais
Notícias ao Minuto

13:20 - 27/09/20 por Lusa

Mundo Nagorno-Karabakh

"Libertámos seis localidades, cinco no distrito de Fizlouli, e uma no de Jebrail", disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) um porta-voz do Ministério da Defesa azeri.

No entanto, segundo a agência de notícias russa Interfax, a Arménia desmentiu as reivindicações azeris.

"As declarações do Ministério da Defesa do Azerbaijão sobre a conquista de seis localidades não correspondem à realidade. Essa informação é uma provocação", indicou um porta-voz do Ministério da Defesa da Arménia.

Segundo o Ministério da Defesa de Nagorno-Karabakh, citado pela Interfax, o exército azeri perdeu quatro helicópteros, 15 drones ofensivos, 10 viaturas blindadas de transporte, bem como várias pessoas.

Erevan e Baku acusam-se mutuamente de terem desencadeado hoje de madrugada violentos combates pelo controlo de Nagorno-Karabakh, região separatista no Azerbaijão sob tutela arménia desde o início dos anos 1990.

Nenhuma das partes em conflito divulgou um balanço sobre vítimas mortais, confirmando apenas a existência de óbitos de militares e de civis.

A União Europeia (UE), o Conselho Europeu, a Rússia e a França já lamentaram os confrontos e pediram a cessação imediata das hostilidades, bem como o regresso à mesa de negociações.

Por seu lado, a Turquia já manifestou "apoio total" ao Azerbaijão na disputa contra a Arménia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório