Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Autoridades bielorrussas detêm advogada de Maria Kolesnikova

As autoridades da Bielorrússia detiveram uma advogada que representava uma importante ativista da oposição também detida este mês no contexto dos protestos em massa contra o presidente Alexander Lukashenko, cuja reeleição os críticos consideram fraudulenta.

Autoridades bielorrussas detêm advogada de Maria Kolesnikova
Notícias ao Minuto

17:56 - 25/09/20 por Lusa

Mundo Bielorrússia

A advogada, Lyudmila Kazak, desapareceu na quinta-feira e a polícia confirmou mais tarde que tinha sido detida. Segundo os seus advogados, é acusada de participar numa manifestação não autorizada e de resistência à polícia.

Kazak defendia Maria Kolesnikova, membro do conselho coordenador da oposição criado para promover uma nova eleição presidencial e acusada de minar a segurança do Estado, pelo que arrisca uma pena de prisão de cinco anos.

Lyudmila Kazak transmitiu várias mensagens que Kolesnikova enviou da prisão, encorajando os manifestantes a continuarem com os protestos contra o governo que abalam a Bielorrússia há quase sete semanas.

Centenas de milhares de bielorrussos têm protestado diariamente desde a eleição presidencial de 9 de agosto, cujos resultados oficiais estenderam o mandato de 26 anos de Alexander Lukashenko, atribuindo-lhe 80% dos votos. A sua principal rival, Svetlana Tsikhanoskaya, obteve 10%.

A oposição diz que houve fraude e os Estados Unidos e a União Europeia consideraram que o escrutínio não foi livre nem justo.

Alexander Lukashenko iniciou formalmente o seu sexto mandato na quarta-feira, após uma cerimónia de posse que não foi anunciada.

A União Europeia, a Alemanha, os Estados Bálticos, a Polónia e os Estados Unidos já indicaram não reconhecer Lukashenko como Presidente legitimamente eleito da Bielorrússia.

Blogues da oposição apelaram a uma grande manifestação na capital, Minsk, e noutras cidades bielorrussas no domingo, através do serviço de mensagens Telegram, designando-a de "posse do povo ao verdadeiro presidente", Tsikhanoskaya.

A opositora diz num vídeo divulgado hoje que apoia "todos os que tomarem as ruas das suas cidades neste domingo".

"Juntos seremos capazes de atingir o nosso objetivo: uma nova eleição justa. E, como resultado, uma posse legítima", adianta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório