Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

NATO instala na Geórgia centro de cibersegurança

Os países da NATO instalam na Geórgia um centro de operações de segurança cibernética, declarou hoje o ministro da Defesa georgiano, Irakli Garibashvili.

NATO instala na Geórgia centro de cibersegurança
Notícias ao Minuto

15:17 - 25/09/20 por Lusa

Mundo Irakli Garibashvili

Durante a sua participação no Fórum internacional de cibersegurança em Tbilissi, a capital do país do Cáucaso, o responsável da Defesa indicou que "foi alcançado um acordo com peritos norte-americanos e britânicos sobre a criação de um centro operativo de cibersegurança, que permitirá à Geórgia integrar-se na NATO".

O responsável georgiano acrescentou que "o centro está equipado com as mais modernas instalações e tecnologias".

Garibashvili assinalou que no ministério da Defesa já foi ativado um gabinete de cibersegurança "para garantir uma atividade estável, segura e eficaz das unidades estruturais".

Segundo o ministro, a Geórgia participa regularmente nos exercícios de segurança cibernética da NATO e partilha dados com os seus parceiros.

Na cimeira de Bucareste em 2008, os membros da NATO prometeram a adesão da Geórgia à organização militar caso cumprisse diversos requisitos, mas ainda não foi emitida uma decisão final, apesar de a Aliança ter reiterado o seu compromisso em sucessivas cimeiras.

O primeiro-ministro georgiano, Georgui Gajaria, prevê reunir-se na próxima terça-feira em Bruxelas com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório