Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Solidariedade flexível com refugiados é "truque linguístico", diz Hungria

O governo húngaro criticou hoje a ideia de "solidariedade flexível" que a Comissão Europeia apresentou no seu novo pacto migratório, considerando tratar-se de um "truque linguístico" para esconder a imposição de quotas de acolhimento de refugiados.

Solidariedade flexível com refugiados é "truque linguístico", diz Hungria
Notícias ao Minuto

15:29 - 25/09/20 por Lusa

Mundo Migrações

"Não sabemos o que significa (a solidariedade flexível), mas notámos que quando a União Europeia (UE) tenta introduzir truques linguísticos como este no final significa sempre quotas obrigatórias de acolhimento", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Peter Szijjarto.

O chefe da diplomacia da Hungria, que se reuniu hoje com a responsável dos Assuntos Europeus austríaca, insistiu na postura do seu governo ultranacionalista de que a defesa das fronteiras da UE "também é uma forma de solidariedade".

Nesse sentido, disse que a Hungria "impediu a entrada de milhares de migrantes na UE" e evitou assim que chegassem aos países ocidentais.

A Comissão Europeia apresentou na quarta-feira um novo plano sobre migração e asilo que não inclui quotas obrigatórias de acolhimento e favorece o repatriamento dos migrantes não aceites como refugiados.

A ministra austríaca também rejeitou as quotas obrigatórias e adiantou que este é um assunto que apenas se poderá solucionar com a participação de todos os países membros da União.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório