Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Mali: CEDEAO analisa levantamento de sanções após golpe militar

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deverá hoje analisar o levantamento das sanções impostas ao Mali na sequência de um golpe militar em 18 de agosto que afastou o então Presidente, Ibrahim Boubacar Keita.

Mali: CEDEAO analisa levantamento de sanções após golpe militar
Notícias ao Minuto

06:50 - 25/09/20 por Lusa

Mundo Mali

Na quarta-feira, o enviado da CEDEAO ao Mali, o antigo chefe de Estado da Nigéria, Goodluck Jonathan, afirmou que a organização pretende tomar uma decisão rápida e que cabe ao Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, na qualidade de presidente rotativo da CEDEAO, fazer um anúncio.

"Penso que ele provavelmente tomará a sua decisão na sexta-feira, após a investidura", disse Jonathan, então citado pela agência France-Presse, referindo-se à tomada de posse de Bah Ndaw, um antigo soldado, para a presidência do país durante um período de transição.

A CEDEAO tinha condicionado o levantamento das sanções, pedindo uma rápida nomeação de dois civis para os cargos de Presidente e primeiro-ministro durante o período de transição, tendo aceitado a condição de civil de Bah Ndaw.

De acordo com o plano de transição adotado pela junta militar, Bah Ndaw, 70 anos, deverá agora nomear um primeiro-ministro.

O líder da junta, o coronel Assimi Goita, deverá ser empossado como vice-presidente interino.

Também na terça-feira, Goita assinalou que a organização regional deveria remover as sanções "para bem dos malianos".

Em 20 de agosto, os líderes dos Estados-membros da CEDEAO realizaram uma cimeira extraordinária virtual durante a qual decidiram impor sanções ao Mali sob a forma de um embargo comercial parcial -- no qual estavam excluídos produtos essenciais, como medicamentos, petróleo e eletricidade -- depois de um golpe militar contra o então Presidente, Ibrahim Boubacar Keita, dois dias antes.

Entre as sanções, que têm sido utilizadas como uma ferramenta para as negociações, está também o encerramento das fronteiras dos 15 Estados-membros da CEDEAO com o Mali.

Antigo primeiro-ministro (1994-2000), Ibrahim Boubacar Keita, 75 anos, foi eleito chefe de Estado em 2013, e renovou o mandato de cinco anos em 2018.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia.

Independente desde 1960, o Mali viveu, em 18 de agosto, o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

A CEDEAO é composta por Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório