Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Austrália alerta para risco de navegação por causa de 380 baleias mortas

As autoridades australianas alertaram hoje para o risco de navegação por causa de 380 baleias-piloto mortas na costa da Tasmânia, enquanto se organizam preparativos para remover os cadáveres.

Austrália alerta para risco de navegação por causa de 380 baleias mortas
Notícias ao Minuto

06:17 - 25/09/20 por Lusa

Mundo Austrália

"Alertamos todos os marinheiros que os cadáveres de baleias na baía de Macquarie podem ser arrastados pela corrente (...), podendo criar perigo para a navegação", indicou a agência de segurança marítima da Tasmânia, no sul da Austrália, na sua página na rede social Facebook.

As autoridades estão a estudar várias formas de remover o enorme número de cetáceos, que podem chegar a medir mais de seis metros e pesar 2,5 toneladas, sendo a opção mais viável transportá-las para o alto mar.

Além do risco para a navegação, os cadáveres podem atrair predadores, como tubarões, podendo constituir também um perigo para as pessoas.

Cerca de 500 baleias-piloto foram encontradas nos últimos dias encalhadas na costa australiana, o maior incidente do género registado no país.

O incidente, considerado uma tragédia ambiental, começou na segunda-feira, quando as autoridades avistaram as primeiras 270 baleias-piloto encalhadas numa praia e em dois bancos de areia, perto da remota cidade de Strahan, na costa oeste, no estado insular da Tasmânia.

Na quarta-feira, foram encontradas mortas mais 200 baleias, a menos de dez quilómetros a sul.

Após vários dias de trabalho intenso, as equipas de socorro conseguiram resgatar 88 cetáceos.

As autoridades locais indicaram na quinta-feira que tiveram de sacrificar quatro baleias para as poupar a maiores sofrimentos, depois de terem sido salvas, mas voltarem a encalhar em zonas de baixa profundidade.

A Tasmânia é a única zona da Austrália propensa a encalhes em massa, embora ocorram ocasionalmente no continente australiano.

O maior incidente do género na Austrália ocorreu em 1996, quando 320 baleias-piloto encalharam perto da cidade de Dunsborough, no estado da Austrália Ocidental, em 1996.

Este é o primeiro na Tasmânia desde 2009 que envolve mais de 50 baleias.

Na vizinha Nova Zelândia, mais de 600 baleias-piloto chegaram à Ilha do Sul em Farewell Spit em 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório