Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Inaugurada estátua de João Paulo II "sobre-humano" em Varsóvia

A estátua criada por Jerzy Kalina é uma resposta a uma estátua do falecido líder religioso a ser derrubado por um meteorito.

Notícias ao Minuto

23:59 - 24/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo João Paulo II

Foi inaugurada em Varsóvia uma estátua de João Paulo II a segurar um meteorito, numa resposta artística a uma polémica obra de arte que mostrava o falecido líder religioso a ser derrubado por um mesmo objeto interplanetário - na altura, uma crítica ao sumo-pontífice por causa da sua gestão dos escândalos de abuso sexual no seio da Igreja Católica.

De acordo com o Guardian, a instalação da autoria de Jerzy Kalina, intitulada 'Poisoned Source', está no exterior do Museu Nacional de Varsóvia. Mostra o papa polaco a segurar um meteorito acima da cabeça, num lençol de água com fundo vermelho, que representa sangue.

"Na visão de Kalina, João Paulo II não é um idoso indefeso, derrubado por um meteorito, mas um titã com força sobre-humana", pode ler-se num comunicado publicado na página oficial do museu.

A estátua gerou divisão entre os comentadores de arte, na quinta-feira, acusando-a de refletir a postura ultra-católica do governo polaco.

A instalação faz referência à polémica obra do artista italino Maurizio Cattelan, mostrada em 1999 na Bienal de Veneza, e que causou muita controvérsia na Polónia, de onde é natural João Paulo II. A obra, intitulada 'La Nona Ora', mostrava o sumo-pontífice, na altura ainda vivo, a ser esmagado por um meteorito.

Quando foi exibida na Galeria Nacional de Arte de Varsóvia, no ano 2000, dois legisladores tentaram remover a pedra e colocar a estátua de pé. O diretor da Galeria for forçado a demitir-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório