Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Queda de avião de transporte de droga na Guatemala faz quatro mortos

A queda de um avião que transportava droga entre a Venezuela e o México provocou a morte de quatro pessoas, anunciaram hoje fontes da justiça guatemalteca, informou a AFP.

Queda de avião de transporte de droga na Guatemala faz quatro mortos
Notícias ao Minuto

23:02 - 24/09/20 por Lusa

Mundo Guatemala

O avião despenhou-se na noite de terça-feira para quarta-feira numa zona remota, a 130 quilómetros a norte da capital da Guatemala. O avião, com origem na cidade mexicana de Cuernavaca, no México, voltava da Venezuela e sobrevoava ilegalmente território guatemalteco.

Os investigadores descobriram entre os destroços três quilogramas de cocaína e armas. Dois corpos foram encontrados na quarta-feira, e outros dois hoje, indicou em comunicado a polícia antidroga guatemalteca.

De acordo com os primeiros elementos recolhidos pela investigação, uma das vítimas é um traficante procurado desde a sua fuga em março de 2019 de uma prisão na Guatemala. Os EUA tinham pedido a sua extradição, acusando-o de ser membro de uma rede de transporte de droga proveniente da América Latina, indicou o ministro do Interior da Guatemala.

Desde o início do ano, a Guatemala já registou 26 aviões em operações de tráfico, maioritariamente em zonas remotas do país. O ano passado foram apreendidas 54 aeronaves suspeitas de fazer transportes ilícitos.

De acordo com os serviços antidroga americanos, 90% da cocaína importada nos EUA é transportada de avião, barco ou até mesmo pequenos submarinos, que passam pelo México e pela América central.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório