Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vencedores do Nobel vão receber um extra. Prémio vai aumentar de valor

Os vencedores deste ano vão receber mais 94 mil euros.

Vencedores do Nobel vão receber um extra. Prémio vai aumentar de valor
Notícias ao Minuto

19:50 - 24/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nobel

Os vencedores dos prémios Nobel deste ano vão receber mais 94 mil euros, segundo confirmou o responsável pela fundação que assegura os prémios. O valor do prémio vai aumentar para 10 milhões de coroas dinamarquesas (1,3 milhões de euros) este ano, conta a Reuters.

"A decisão foi tomada devido ao facto de que os nossos custos e capital estão mais estáveis do que antes", explicou o diretor da Fundação Nobel, Lars Heikensten, citado pela agência.

Os prémios têm sido entregues desde 1901 e o montante tem variado ao longo do tempo. Começou nas 150 mil coroas dinamarquesas (20 mil euros), chegou a 1 milhão (134 mil euros) em 2000 e um ano depois aos 10 milhões (1,3 milhões de euros). Em 2012 sofreu um corte e desde 2017 que estava nos 9 milhões de coroas (1,2 milhões de euros).

Lars Heikensten, que vai deixar o cargo no fim do ano e ser substituído pelo antigo ministro norueguês dos Negócios estrangeiros Vidal Helgesen, referiu ainda que o valor vai continuar a ser aumentado "de tempos a tempos".

O diretor da instituição, Olav Njolstad, anunciou que está a ser considerada a possibilidade de que o anúncio do Prémio Nobel da Paz, que será realizado em 09 de outubro em Oslo, seja em formato virtual ou com uma presença muito limitada de jornalistas credenciados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório