Os vencedores dos prémios Nobel deste ano vão receber mais 94 mil euros, segundo confirmou o responsável pela fundação que assegura os prémios. O valor do prémio vai aumentar para 10 milhões de coroas dinamarquesas (1,3 milhões de euros) este ano, conta a Reuters.
"A decisão foi tomada devido ao facto de que os nossos custos e capital estão mais estáveis do que antes", explicou o diretor da Fundação Nobel, Lars Heikensten, citado pela agência.
Os prémios têm sido entregues desde 1901 e o montante tem variado ao longo do tempo. Começou nas 150 mil coroas dinamarquesas (20 mil euros), chegou a 1 milhão (134 mil euros) em 2000 e um ano depois aos 10 milhões (1,3 milhões de euros). Em 2012 sofreu um corte e desde 2017 que estava nos 9 milhões de coroas (1,2 milhões de euros).
Lars Heikensten, que vai deixar o cargo no fim do ano e ser substituído pelo antigo ministro norueguês dos Negócios estrangeiros Vidal Helgesen, referiu ainda que o valor vai continuar a ser aumentado "de tempos a tempos".
O diretor da instituição, Olav Njolstad, anunciou que está a ser considerada a possibilidade de que o anúncio do Prémio Nobel da Paz, que será realizado em 09 de outubro em Oslo, seja em formato virtual ou com uma presença muito limitada de jornalistas credenciados.