Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Espanha. Havia máscaras, mas este ensaio causou surto já com 30 infetados

Grupo diz que manteve medidas de proteção, mas vídeo mostra que não. Não se conhece, ainda, o número de contágios para lá dos elementos do coro.

Notícias ao Minuto

17:27 - 24/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

Pelo menos 30 dos 41 elementos de um coro de gospel espanhol estão infetados com o novo coronavírus, depois de terem levado a cabo um ensaio num espaço fechado com pouca ventilação, de acordo com a imprensa local, que cita o próprio grupo musical.

O 'The River Troupe Gospel', originários de Sallent, um município da comarca de Bages, em Barcelona, organizou o ensaio no passado dia 11 de setembro, dois dias antes de um festival onde atuaram ao ar livre, naquele que foi o seu primeiro espetáculo desde o início da pandemia.

No dia 13 de setembro, porém, depois da exibição, um dos elementos obteve um diagnóstico positivo, fazendo com que os restantes 40 membros e as suas famílias fossem colocados em quarentena. O La Vanguardia escrevia, na terça-feira que 27 membros estavam infetados, mas a Associated Press refere, esta quinta-feira, que pelo menos 30 já testaram positivo.

Não é conhecido o número de familiares ou contactos próximos dos cantores que estarão também infetados.

O coro defende que cumpriu, quase na totalidade, as medidas de proteção em vigor: verificação de temperatura à chegada, lavagem de mãos, distanciamento social e máscaras durante a maior parte do ensaio. As janelas do local, porém, permaneceram fechadas, tendo-se optado por ligar o ar condicionado, por causa do calor. No vídeo que entretanto se tornou viral, e que pode ver acima, é possível verificar que o distanciamento social não é o correto e que muitas pessoas estão sem máscara.

Embora seja um tema ainda em debate (o próprio CDC, regulador de saúde norte-americano, retirou essa informação da sua página oficial na semana passada), os especialistas concordam que, em determinadas circunstâncias, o vírus pode transmitir-se por via aérea, sobretudo quando se tratam de espaços fechados, sem ventilação, onde as pessoas estejam a falar alto ou a cantar. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns casamentos e os ensaios de coros musicais foram identificados como um evento de "super contágio", onde os números de infeção podem partir das poucas dezenas para as várias centenas.

Leia Também: Mais um "erro"? CDC volta atrás com transmissão aérea do vírus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório