Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Igreja Católica alemã fixa indemnização pelo abuso sexual de menores

Os bispos católicos alemães fixaram hoje o valor de uma indemnização, que pode chegar aos 50.000 euros, por abusos sexuais do clero a menores, montante considerado "simbólico" por associações de vítimas, que pretendem um debate no Parlamento.

Igreja Católica alemã fixa indemnização pelo abuso sexual de menores
Notícias ao Minuto

16:35 - 24/09/20 por Lusa

Mundo Alemanha

Os bispos católicos alemães, que se reuniram numa conferência episcopal de outono em Fulda, no Estado do Hesse (centro), validaram uma proposta apresentada em março que se orienta "para a faixa superior de pagamentos em casos de danos e de juros", declarou o presidente da conferência, Georg Batzing.

O montante por cada vítima será fixado por uma comissão independente e os pedidos terão de ser enviados a partir de janeiro de 2021, mesmo no caso em que as compensações financeiras tenham já sido solicitadas no passado.

Até agora, o máximo da indemnização era de 5.000 euros.

"Trata-se de um processo orientado para a vítima [...]. É um grande passo em frente", sublinhou Batzing, lembrando que a Igreja católica também cobrirá os custos de uma eventual terapia.

Várias associações de defesa das vítimas denunciaram, porém, tratar-se de uma indemnização "simbólica" que "nada ajuda as vítimas" e anunciaram para breve o lançamento de uma petição para que se organize um debate no Parlamento, na esperança de, "finalmente" lançar luz sobre esses atos.

"As vítimas aguardam há 10 anos", quando os primeiros casos de abusos sexuais foram revelados, lê-se no texto da petição publicada pela associação Eckiger Tisch.

"[Exige-se] uma indemnização justa não somente pelos crimes cometidos no passado mas também pela dissimulação sistemática desses atos e pela proteção dos seus autores", acrescenta-se no documento.

Há cerca de dois anos, um estudo feito por investigadores independentes, mas comanditada pela Igreja, demonstrou que 3.677 menores foram abusados sexualmente por mais de um milhar de membros do clero desde 1946.

Os autores do estudo, que não tiveram acesso a todos os arquivos da Igreja Católica na Alemanha, consideraram, então, que o número de vítimas é "sem dúvida, muito maior".

A Igreja Católica, que, apesar da crise de confiança que atravessa, continua a ser maior confissão da Alemanha, com perto de 23 milhões de fiéis, já pediu oficialmente desculpa e prometeu rever em alta o valor das indemnizações.

A comissão independente já preconizou duas soluções: uma consiste no pagamento de uma parcela única de 300.000 euros e outra através de um sistema individualizado com pagamentos que variam de acordo com a gravidade dos casos entre 40.000 e 400.000 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório