Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Posse de Lukashenko contribui "para agravar a crise", alerta UE

A União Europeia (UE) alertou hoje que a posse de Alexander Lukashenko como chefe de Estado vem "agravar ainda mais a crise política na Bielorrússia".

Posse de Lukashenko contribui "para agravar a crise", alerta UE
Notícias ao Minuto

10:30 - 24/09/20 por Lusa

Mundo Bielorrússia

"Esta 'tomada de posse' contradiz diretamente a vontade de grande parte da população bielorrussa, expressa em numerosos protestos sem precedentes e pacíficos, desde as eleições, e serve apenas para aprofundar ainda mais a crise política na Bielorrússia", segundo um comunicado do chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.

No comunicado, Borrell reitera que "as eleições presidenciais de 09 de agosto na Bielorrússia não foram nem livres nem justas" e a UE não reconhece o resultado do escrutínio.

Assim, "a chamada 'tomada de posse' de 23 de setembro de 2020 e o novo mandato reivindicado por Alexander Lukashenko carecem de qualquer legitimidade democrática", sublinha a UE.

A Bielorrússia tem sido palco de várias manifestações desde 09 de agosto, tendo o Presidente tomado posse, na quarta-feira, em segredo, para um sexto mandato.

Nos primeiros dias de protestos, a polícia deteve cerca de 7.000 pessoas e reprimiu centenas, suscitando protestos internacionais e ameaça de sanções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório