Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

China pede a jornalistas em Hong Kong que "não se intrometam"

A China pediu hoje ao Clube de Correspondentes Estrangeiros de Hong Kong (FCCHK, na sigla em inglês) que "pare de se intrometer nos assuntos da cidade sob o pretexto da liberdade de imprensa".

China pede a jornalistas em Hong Kong que "não se intrometam"
Notícias ao Minuto

10:21 - 24/09/20 por Lusa

Mundo China

A posição do Governo chinês surge depois de o clube se ter oposto a uma medida que restringe o acesso a eventos a jornalistas que não trabalham para órgãos de comunicação reconhecidos pelo Executivo local.

"Instamos o FCC de Hong Kong a respeitar as leis nacionais e locais e a parar de criar problemas. Eles devem evitar interferir nos assuntos da cidade sob qualquer pretexto", advertiu o gabinete do ministério dos Negócios Estrangeiros de Hong Kong, em comunicado.

A mesma nota lembra que a medida está "dentro dos limites da lei" e que "não existe liberdade de imprensa absoluta em nenhum lugar do mundo que esteja acima da lei".

"Hong Kong pertence à China e os jornalistas devem cumprir a lei de ambas as jurisdições e aceitar conscientemente a supervisão da lei", nota.

"Nenhuma organização ou indivíduo pode pôr em perigo a segurança nacional da China e a prosperidade e estabilidade de Hong Kong com a desculpa da liberdade de imprensa", acrescenta.

A polícia de Hong Kong publicou uma nova emenda, na terça-feira, que restringe o acesso à cobertura a "jornalistas não reconhecidos pelo governo".

Segundo a emenda, apenas jornalistas registados no Sistema de Notícias e Informações da Imprensa do Governo e "meios de comunicação estrangeiros reconhecidos e respeitados internacionalmente" serão considerados "representantes da imprensa".

O Departamento de Serviços de Informação reserva-se o direito de "rever" as credenciais dos órgãos de imprensa se os seus representantes realizarem atividades que não "sejam relatar os fatos com rigor".

O mesmo órgão detalha como exemplo que o uso de linguagem inapropriada ou a "perturbação da ordem pública" em eventos e manifestações será considerado "conduta imprópria".

As credenciais de imprensa daqueles que cometeram estes crimes podem estar sujeitas a revisão.

A FCC mostrou na quarta-feira a sua oposição a esta medida, considerando-a "mais um passo na erosão da valorizada liberdade de imprensa e um perigo devido ao impacto sobre o credenciamento de jornalistas", e lembrou que a cidade caiu para a 80.ª posição nas classificações anuais de liberdade de imprensa feita pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório