Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Kentucky espera sob tensão decisão sobre morte de Breonna Taylor

Uma cidade do Kentucky, EUA, decretou hoje recolher obrigatório, enquanto se aguardam as conclusões de um jurado sobre o tiroteio em que a polícia matou a jovem negra Breonna Taylor.

Kentucky espera sob tensão decisão sobre morte de Breonna Taylor
Notícias ao Minuto

18:43 - 23/09/20 por Lusa

Mundo Breonna Taylor

Um painel de jurados de um tribunal no estado do Kentucky, EUA, deverá apresentar hoje as conclusões a um juiz sobre o tiroteio em que a polícia matou Breonna Taylor, depois de entrar em sua casa.

Taylor, uma profissional de saúde negra de 26 anos, foi baleada várias vezes por polícias que entraram em sua casa, com um mandado de busca no âmbito de uma investigação de tráfico de droga, em 13 de março, provocando comoção e indignação popular, num ano em que os Estados Unidos foram abalados por violentas manifestações contra a violência policial.

A decisão dos jurados do tribunal de Louisville é muito aguardada e o procurador-geral do Kentucky, Daniel Cameron, já prometeu uma conferência de imprensa, logo que haja um veredicto, enquanto as autoridades se preparam para uma eventual noite de manifestações de protesto e distúrbios.

O presidente da Câmara de Louisville, Greg Fischer, anunciou o recolher obrigatório a partir das 21:00 até às 06:30 da manhã seguinte, pedindo às pessoas para se manifestarem pacificamente.

Dois polícias e o detetive que entraram na casa de Breonna Taylor foram transferidos para outros serviços, enquanto aguardam decisão judicial, e um terceiro polícia envolvido já apresentou a sua carta de demissão.

No tiroteio, o namorado de Taylor, Kenneth Walker, disparou quando a polícia entrou em casa, atingindo um dos polícias, tendo chegado a ser acusado de tentativa de homicídio, mas posteriormente os procuradores retiraram a acusação.

Em 15 de setembro, as autoridades da cidade de Louisville abriram um processo contra os três polícias, a pedido da mãe de Taylor, concordando em pagar-lhe 12 milhões de dólares (cerca de 10 milhões de euros) e em promulgar reformas no sistema policial local.

Manifestantes em Louisville e em várias outras cidades manifestaram-se, ao longo dos últimos meses, exigindo justiça para Taylor e para outros afro-americanos mortos às mãos da polícia, tendo recebido o apoio de algumas celebridades, incluindo a cantora Beyoncé e a apresentadora televisiva Oprah.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório