Lukashenko assume sexto mandato presidencial em cerimónia não anunciada

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, que enfrenta um movimento de protesto sem precedentes no país, foi empossado hoje para um sexto mandato numa cerimónia não anunciada, divulgou a agência de notícias estatal Belta.

Notícia

© Getty Images

Lusa
23/09/2020 11:08 ‧ 23/09/2020 por Lusa

Mundo

Bielorrússia

"Alexander Lukashenko prestou juramento na língua bielorrussa, após o qual assinou o ato de juramento e, em seguida, o presidente da Comissão Eleitoral (...) entregou-lhe o certificado de Presidente da República da Bielorrússia", indicou a agência Belta.

A cerimónia, que não foi anunciada, aconteceu no Palácio da Independência de Minsk e contou com a presença de parlamentares e outras autoridades do país.

Segundo dados oficiais, Lukashenko foi reeleito com 80,1% dos votos nas eleições de 09 de agosto, resultado não reconhecido pela oposição ou pelo Ocidente e que desencadeou a maior vaga de protestos da história pós-soviética na Bielorrússia.

A Bielorrússia tem sido palco de várias manifestações desde 9 de agosto, quando Alexander Lukashenko conquistou o sexto mandato presidencial em eleições consideradas fraudulentas pela oposição e parte da comunidade internacional.

Nos primeiros dias de protestos, a polícia deteve cerca de 7.000 pessoas e reprimiu centenas, suscitando protestos internacionais e ameaça de sanções.

Os Estados Unidos, a União Europeia e diversos países vizinhos da Bielorrússia rejeitaram a vitória eleitoral de Lukashenko e condenaram a repressão policial, exortando Minsk a estabelecer diálogo com a oposição.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas