Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Rússia: Líder de culto detido. Vissarion diz ser a reencarnação de Jesus

O homem, um antigo polícia de trânsito, criou a Igreja do Último Testamento há três décadas. Milhares de seguidores viviam com ele numa região remota da Sibéria.

Rússia: Líder de culto detido. Vissarion diz ser a reencarnação de Jesus
Notícias ao Minuto

23:58 - 22/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Rússia

As autoridades russas montaram uma operação especial e detiveram Sergei Torop, de 59 anos, o líder de um culto religioso e que é conhecido entre os seus seguidores como Vissarion, refere o The Guardian. Torop fundou a Igreja do Último Testamento há três décadas e afirmava ser a reencarnação de Jesus.

A operação decorreu numa região remota da Sibéria, onde Torop e os seus milhares de seguidores viviam em várias comunidades, e envolveu o FSB, o serviço de segurança russo, a polícia e outras agências de segurança russas.

Para além da detenção de Sergei Torop, as autoridades russas detiveram outros dois membros do culto, Vadim Redkin e Vladimir Vedernikov.

As autoridades russas acusaram Torop de ter criado uma organização religiosa ilegal e alegam que o culto extorquia dinheiro aos seus seguidores, sujeitando-os ainda a abusos emocionais.

Sergei Torop, que perdeu o seu trabalho como polícia de trânsito em 1989, disse que experienciou um “despertar” quando o regime soviético começou a colapsar. Dois anos depois fundou a Igreja do Último Testamento.

"Não sou Deus. E é um erro ver Jesus como Deus. Mas eu sou a palavra viva de Deus, o pai. Tudo o que Deus quer dizer, diz através de mim”, afirmou ao The Guardian em 2002.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório