Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 28 pessoas morreram em confrontos entre soldados sírios e o EI

Pelo menos 28 combatentes do regime sírio e do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) morreram nas últimas 24 horas, no norte da Síria, em confrontos, de acordo com uma ONG.

Pelo menos 28 pessoas morreram em confrontos entre soldados sírios e o EI
Notícias ao Minuto

18:14 - 22/09/20 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

"O EI realizou, desde segunda-feira, vários ataques sucessivos e bloqueios de estradas do exército sírio e dos seus aliados no deserto de Raqa, matando 13 membros das forças do regime", disse o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane.

De acordo com esta organização não governamental, em retaliação, a força aérea síria, apoiada por aviões russos, "bombardeou as posições do EI, sem tréguas".

"Os ataques aéreos ainda continuam", disse Rahmane, acrescentando que, no total, 15 'jihadistas' morreram nesses bombardeamentos e nos confrontos no terreno.

Desde a sua derrota na Síria em março de 2019, o EI tem realizado regularmente ataques, especialmente no vasto deserto que se estende da província central de Homs até a de Deir Ezzor (no leste).

Os ataques 'jihadistas' na Síria têm como alvo o exército sírio e os seus aliados, bem como as forças curdas, há muito apoiadas por Washington na sua luta contra o EI.

No início de julho, confrontos entre as forças do regime e os combatentes do grupo extremista EI fizeram cerca de 50 mortos, em menos de 48 horas, no centro do deserto, incluindo 20 combatentes pró-regime e 31 jihadistas.

Em agosto, o EI assumiu a responsabilidade pelo ataque que tirou a vida a um general russo e feriu dois soldados perto da cidade de Deir Ezzor.

Iniciada em março de 2011, por causa da repressão aos protestos pró-democracia, a guerra na Síria já fez mais de 380.000 mortos e levou milhões de pessoas a fugirem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório