Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia quer desenvolver cooperação militar com o Irão

A Rússia pretende desenvolver a sua cooperação militar com o Irão a partir de 18 de outubro, quando expira um embargo internacional e apesar das "intimidações" norte-americanas, indicou hoje o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

Rússia quer desenvolver cooperação militar com o Irão
Notícias ao Minuto

13:39 - 22/09/20 por Lusa

Mundo Rússia

"Após o fim, em 18 de outubro, do regime especial introduzido pela resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, abrem-se para nós novas perspetivas de cooperação com o Irão" em matéria militar, declarou à agência Interfax o vice-ministro Serguei Riabkov.

"Ainda está por decidir o volume e a direção em que se desenvolverá esta cooperação. Mas em qualquer caso nunca ficará dependente das ações ilegais da administração norte-americana, que procura intimidar o mundo inteiro", acrescentou.

Em meados de setembro, o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, tinha assegurado que os EUA impediriam o Irão de adquirir armas russas e chinesas quando o embargo internacional ao armamento dirigido a Teerão terminasse, em 18 de outubro.

Alguns dias mais tarde, os Estados Unidos proclamaram que todas as sanções das Nações Unidas contra o Irão estavam de novo em vigor, uma convicção que são praticamente os únicos a manter, para além de anunciarem o prolongamento do embargo às armas.

Estas sanções foram levantadas devido ao acordo internacional concluído em Viena em 2015 e destinado a limitar o programa nuclear iraniano.

Os Estados Unidos utilizaram uma pirueta jurídica, ao invocarem o seu estatuto de país "participante" nesse acordo, que Washington abandonou unilateralmente em 2018, para restabelecer as sanções, uma decisão contestada pela quase totalidade dos restantes membros do Conselho de Segurança da ONU e aliados europeus.

O Governo do Presidente Donald Trump também ameaçou claramente aplicar um sistema de sanções "secundárias" para punir qualquer país ou entidade que viole as sanções internacionais que Washington considera permanecerem em vigor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório