Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Espanha precisa de mais de cinco mil médicos para manter média europeia

Pandemia veio revelar uma crise no sistema de saúde de 'nuestros hermanos'.

Espanha precisa de mais de cinco mil médicos para manter média europeia
Notícias ao Minuto

11:58 - 22/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Segundo o jornal ABC, na vizinha Espanha assiste-se a uma situação contraditória. Se por um lado, os cursos de Medicina no país estão sobrelotados, o mesmo não se pode dizer quanto aos números atuais de médicos no país.

Pelo contrário, a pandemia da Covid-19 veio expor uma situação precária na saúde do país, que se deu conta da falta de profissionais de saúde para fazer frente a uma situação destas.

A Covid-19 veio mostrar aquele que é o 'calcanhar de Aquiles' de uma dos melhores sistemas de saúde no mundo. Anos de má planificação e de abusos laborais, fizeram com que se escasseasse o capital humano nos centros de saúde e hospitais do país vizinho. Faltam enfermeiros e médicos de várias especialidades, mas a situação mais grave acontece mesmo na Medicina Geral.

Com vários médicos doentes ou em isolamento, sem que sejam substituídos, atrasam-se as consultas. Uma situação que para muitos espanhóis é "uma vergonha" e que para muitos médicos é sinal de uma situação de extremo cansaço.

A situação leva mesmo a publicação a afirmar que faltam, em Espanha, entre cinco a nove mil médicos para que o país se mantenha ao nível da média europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório