Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Casos descem ligeiramente por cá. Reino Unido aperta medidas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Casos descem ligeiramente por cá. Reino Unido aperta medidas
Notícias ao Minuto

08:15 - 22/09/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Segundo os dados mais recentes, emitidos pela DGS, Portugal contabilizou mais cinco mortos relacionados com a Covid-19 e 463 novos casos de infeção. Há no total, desde o início da pandemia, 1.925 óbitos e 69.663 casos confirmados de Covid-19. 

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 965 mil pessoas e infetou mais de 31,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos em permanência aqui.

14h34 - Segundo os dados mais recentes, emitidos pela DGS, Portugal contabilizou mais cinco mortos relacionados com a Covid-19 e 463 novos casos de infeção. No total, desde o início da pandemia, são registados 1.925 óbitos e 69.663 infetados.

14h12 - A Póvoa de Varzim já regista 172 casos confirmados de Covid-19. Nos últimos 20 dias, têm sido reportados vários surtos no concelho e mais de uma centena de pessoas encontram-se em quarentena, adiantou esta terça-feira a TVI24. No centro social 'Bonitos de Amorim', o maior foco ativo da localidade, os casos positivos subiram para 17 mas são todos assintomáticos: 13 funcionários e quatro crianças, com menos de um ano de idade. Há ainda 90 pessoas em quarentena. 

13h32 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou hoje que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia, incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22h, pode ficar em vigor durante pelo menos seis meses. "Não vamos poupar esforços em desenvolver vacinas, tratamentos, novas formas de testagem em massa. Mas a não ser que façamos progressos visíveis, assumimos que as restrições que anunciei vão ficar em vigor durante pelo menos seis meses", disse, durante uma declaração no parlamento. 

12h53 - O município alentejano de Moura reforçou a oferta de transporte escolar no concelho para garantir o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde e que os alunos sejam transportados de forma segura devido à pandemia de covid-19.  Em comunicado hoje divulgado, a Câmara de Moura, no distrito de Beja, refere que no início deste ano letivo constatou que havia "sobrelotação de algumas carreiras" de transporte escolar e reuniu com o operador que presta o serviço para serem encontradas soluções.

12h42 - O líder do Partido Trabalhista britânico, Keir Starmer, alertou hoje que um eventual novo confinamento no Reino Unido devido à pandemia Covid-19 será resultado da "incompetência" do governo de Boris Johnson. "Um segundo confinamento não deveria ser inevitável. Seria um sinal do fracasso do governo", afirmou hoje, num discurso durante o congresso do 'Labour', referindo o impacto de mais restrições na saúde física e mental das pessoas e na economia britânica

12h16 - O Ministro da Saúde espanhol apelou hoje à população de Madrid para limitar os seus movimentos e contactos ao "essencial", a fim de travar a propagação da epidemia de Covid-19. "Recomendo à população de Madrid que reduza o mais possível os seus movimentos, que respeite escrupulosamente as medidas tomadas pelas autoridades sanitárias da região e que reduza ao máximo os seus movimentos àquilo que é essencial, assim como os contactos às pessoas mais próximas", disse Salvador Illa à rádio Cadena Ser, sublinhando que "a situação mais preocupante é em Madrid". As declarações foram feitas numa altura em que quase um milhão de pessoas na capital espanhola e arredores estão sujeitas a restrições rigorosas dos seus movimentos durante duas semanas desde a manhã de segunda-feira.

12h12 - Os jogadores e equipa técnica do Escouralense, do principal campeonato de futebol distrital de Évora, estão cumprir quarentena obrigatória, depois de dois atletas terem testado positivo para a Covid-19, disse hoje o presidente do clube. Todos os atletas, equipa técnica e dirigentes fizeram testes no sábado, depois de o primeiro caso ter sido detetado há mais de uma semana.

11h58 - Na vizinha Espanha, a Covid-19 veio expor uma situação precária na saúde do país, que se deu conta da falta de profissionais de saúde para fazer frente a uma situação destas. A situação leva mesmo o jornal espanhol ABC a afirmar que faltam, em Espanha, entre cinco a nove mil médicos para que o país se mantenha ao nível da média europeia.

11h51 - Torino publicou, esta terça-feira, um comunicado nas plataformas oficiais no qual confirma que um elemento do plantel principal testou positivo ao novo coronavírus. Na nota, o emblema da cidade de Turim informou que o atleta em causa "está assintomático e em isolamento", estando a ser acompanhado pelo departamento médico do clube, e que não esteve na lista de convocados para o encontro do passado fim de semana diante da Fiorentina.

11h34 - O número de mortos em África devido à covid-19 ultrapassou a barreira dos 34 mil nas últimas 24 horas, com mais 121 vítimas mortais, num total de 1.412.310 casos na região, de acordo com dados oficiais. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se nos 55 Estados-membros da organização mais 4.630 casos de infeção. Morreram até hoje 34.072 pessoas na região devido à covid-19, com os recuperados a atingirem os 1.158.162, mais 4.195 nas últimas 24 horas.

11h28 - Um recorde de dois milhões de novos casos de Covid-19 foram registados na semana passada, enquanto o número de mortes caiu 10%, indica hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, a região europeia da OMS registou o maior aumento de mortes entre 14 e 20 de setembro (+ 27%) em comparação com a semana anterior. Com exceção de África, todas as regiões registaram um aumento nos casos na última semana.

11h24 - Atlético de Madrid decidiu suspender o treino previsto para a manhã desta terça-feira por ainda não ter recebido os resultados dos mais recentes testes à Covid-19. Segundo as informações prestadas por fontes colchoneras à imprensa espanhola, o clube onde alinha o português João Félix decidiu suspender o treino "por precaução" por ainda estar à espera dos resultados dos testes realizados na véspera, dia em que houve uma sessão de treino.

10h21 - Um estudo divulgado, esta terça-feira, revela que 40% dos portugueses não sobrevive financeiramente a um novo Estado de Emergência ou confinamento por causa do novo coronavírus. O mesmo inquérito revela ainda que a estagnação dos negócios não é viável por mais de dois meses. Segundo o mesmo inquérito, o setor dos serviços foi o mais impactado pela pandemia.

10h08 - O diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças em África, John Nkengasong, foi distinguido hoje pela Fundação Bill & Melinda Gates com o prémio 'Global Goalkeeper' pelo seu papel central durante a pandemia de Covid-19. "Desde o início da pandemia, tornou-se uma voz central para a comunidade científica africana. É um incansável defensor da colaboração global e das práticas de saúde pública baseadas em provas e um campeão na luta para minimizar as consequências sociais e económicas da Covid-19 em todo o continente africano", adiantou, em nota, a organização dos prémios.

9h47 - Emily Chrislip, natural do Idaho, nos EUA, aceitou ser barriga de aluguer para um casal da China, o ano passado. Contudo, a pandemia deu uma volta à vida de todos nós e no caso desta jovem, que já deu à luz, isso significou a impossibilidade de entregar a criança àqueles que deveriam ser os seus pais. Inicialmente Emily e o marido pensavam que tudo voltaria ao normal em "quatro semanas", pelo que não se importaram de ficar a tomar conta da criança. Contudo, já lá vão quatro meses.

View this post on Instagram

Not a lot of people know, but I was a surrogate for a couple and had baby girl on May 18th. Her parents were not able to make it for her birth due to COVID and they are still unable to fly here from China. Brandon and I decided that we would take care of her until they can make it over. She is the sweetest little girl and we feel so blessed to be able to provide this couple a tiny human of their own. I got newborn photos done of her so her parents can look back and hopefully feel like they didn’t miss too much of her being a newborn. Thank you @sasharicephotography for capturing her beauty!

A post shared by (@emilychrislip) on Jun 3, 2020 at 7:13am PDT

9h15 - No mundo do entretenimento, Sharon Osbourne foi forçada a ficar em casa, de quarentena, depois da neta, Minnie, de três anos, ter testado positivo para a Covid-19. Apesar de ter testado negativo,  a celebridade teve de ficar de quarentena e ainda tem mais uma semana pela frente em isolamento. "Como disse, eu não tenho. Continuo a testar negativo, mas temos de estar em segurança", afirmou. 

9h11 - Cristina Branco está de regresso aos palcos, depois de uma interrupção forçada pela pandemia e numa altura em que acabava de lançar o novo disco, 'Eva'. Ao Notícias ao Minuto fala com esperança numa retoma em segurança, depois de um período implacável para com a classe artística. "É como o primeiro dia do resto das nossas vidas”. É assim que a cantora define o gradual regresso à normalidade, depois de seis meses que impuseram muitas dificuldades de forma transversal. “Temos de que nos refazer, temos que encontrar novas formas de aprender a viver”, concede.

9h02 -Segurança Social vai abrir um período extraordinário para candidaturas aos apoios da Covid-19 para os trabalhadores independentes e para membros de órgãos estatutários, anunciou o organismo. Assim, quem não conseguiu submeter o processo poderá fazê-lo entre os dias 23 e 30 de setembro. "Este período excecional de candidaturas destina-se a possibilitar o acesso a estes apoios extraordinários aos trabalhadores independentes e/ou membros de órgãos estatutários que, afetados na sua atividade económica pelos efeitos da pandemia Covid-19 nos períodos anteriores, não conseguiram submeter os respetivos processos, ou não reuniam requisitos para a submissão das respetivas candidaturas", pode ler-se numa nota publicada no site da Segurança Social. 

8h42 -  Um estudo concluiu que não existe uma ligação direta entre as infeções da Covid-19 e a utilização do transporte ferroviário na Área Metropolitana de Lisboa, considerando como fator mais determinante as questões socioeconómicas. "Verificou-se que, quando se comparam essas linhas, não se associavam de uma forma homogénea. Ou seja, o risco de infeção não era superior nas freguesias mais próximas das estações do que naquelas mais afastadas", apontou o professor Milton Severo, um dos autores do estudo.

8h35 - No desporto, um dia depois de ter revelado a existência de seis casos positivos do novo coronavírus na equipa principal, o Flamengo publicou uma nota nas redes sociais no qual confirma que mais um atleta testou positivo à Covid-19. O clube informa também que o atleta em causa está isolado e assintomático e a ser acompanhado pelo departamento médico.

8h32 - Regressar às aulas em tempos de Covid-19. Como posso ajudar o meu filho? "A pandemia por Covid-19 trouxe inúmeros desafios à vida quotidiana. As crianças, tal como os adultos, estão a sentir essas mudanças de forma profunda. O regresso às aulas é um marco importante e desejado por muitos alunos, mas pode ser também motivo de medo, ansiedade e insegurança", afirma Catarina Figueiredo, pediatra no Hospital CUF Cascais e na Clínica CUF S. Domingos Rana. Consulte aqui algumas dicas da profissional de saúde para ajudar o seu filho nesta etapa.

8h28 - A Alemanha registou nas últimas 24 horas 1.821 infetados com o novo coronavírus, quase o dobro dos detetados na segunda-feira, com as autoridades a alertarem para um novo pico. O Instituto Robert Koch, centro epidemiológico de referência na Alemanha, manifestou preocupação ao comunicar estes dados: "Após uma estabilização temporária dos casos (...), observa-se atualmente um novo agravamento das infeções na população".

8h21 - Marta Temido defendeu que o país está mais bem preparado para lidar com a pandemia do que em março. Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu ainda que o Serviço Nacional de Saúde está longe de estar em ruptura e que, neste momento, a prioridade do Governo é de detetar mais rapidamente novos casos e redobrar a atenção "àquilo que são patologias não Covid-19". Ainda sobre o contexto pandémico atual, a governante salientou que hoje o país está mais bem preparado para travar o novo vírus do que há seis meses: "Enfrentamos esta fase com confiança", declarou, argumentando que, neste momento, há "mais meios, mais recursos humanos e técnicos, mais organização e mais conhecimento".

7h50 - Sobre o que esperar para hoje:

  • O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve anunciar hoje novas medidas de combate à pandemia, numa declaração oficial no parlamento, após uma reunião do conselho de emergência. O alerta relativo à pandemia Covid-19 no Reino Unido deve subir para o segundo nível mais alto, aconselharam na segunda-feira os diretores gerais de saúde de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

  • O Governo assina hoje com associações dos setores da hotelaria e alojamento local e com a Movijovem, protocolos para garantir alojamento estudantil em hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local. Ação representa um reforço de 4.500 camas para estudantes universitários.

7h48 - As grávidas infetadas com Covid-19 têm ainda maior risco de sofrerem um parto prematuro e de serem internadas numa unidade de cuidados intensivos, comparativamente a mulheres grávidas da mesma idade, indica um estudo realizado por cientistas europeus e chineses divulgado na revista Galileu. Os investigadores detetaram que as chances de parto prematuro eram significativamente mais altas em grávidas e mães recentes infetadas com o vírus, relativamente àquelas que haviam testado positivo.

7h46 - A Índia registou 75.083 mil casos de Covid-19 e 1.053 mortes provocadas pela doença nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades indianas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 88.935 mortos e mais de 5,5 milhões de casos (5.562.664), esperando-se que em algumas semanas ultrapasse os Estados Unidos, atualmente o país com mais infetados (6,8 milhões).

7h43 - A China atingiu hoje 37 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou seis casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas. Os casos importados foram diagnosticados nos municípios de Xangai (leste) e Tianjin (norte), e nas províncias de Guangdong (sul) e Yunnan (sudoeste). As autoridades disseram que, nas últimas 24 horas, 13 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 166. Desde o início da pandemia, a China registou 85.297 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

7h37 - Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi desenvolvida pelo fabricante de equipamento de iluminação Ushio em colaboração com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, para potencial uso na desinfeção de espaços com grande afluência e elevado risco de contágio, como transportes públicos ou escritórios. As lâmpadas de luz ultravioleta são utilizadas há muito como meio de esterilização, especialmente nas indústrias médicas e de processamento alimentar.

7h34 - O Peru atingiu os 772.896 casos e 31.474 óbitos por Covid-19, após registar 400 infetados e 105 mortos nas últimas horas, segundo dados oficiais das autoridades. O Ministério da Saúde informou na segunda-feira que no país existem atualmente 9.087 pessoas internadas, das quais 1.415 estão em unidades de cuidados intensivos. Do total de casos detetados desde a notificação do primeiro contágio no país, a 06 de março, já são 622.418 as pessoas que receberam alta hospitalar ou completaram o período de isolamento domiciliário.

7h19 - A Argentina registou 429 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde diário, elevando o número total de óbitos para 13.482, informaram as autoridades. Este é o maior número de mortes desde que a pandemia atingiu o país sul-americano, onde medidas de contenção estão em vigor desde 20 de março, com reduções graduais previstas para algumas regiões. O número total de contágios chegou a 640.134. Destes, 508.563 pacientes foram dados como recuperados.

7h12 - As autoridades de saúde moçambicanas lançam hoje um inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, no centro de Moçambique, visando identificar as áreas de maior exposição à Covid-19. O inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, a segunda mais importante do país, vai abranger a mais de 6.000 pessoas e espera-se que "ajude o Ministério da Saúde e outros setores a adotar estratégias de combate à pandemia", refere a delegação provincial de saúde de Sofala.

7h05 - O México registou 2.917 casos e 204 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas e elevou o número de contágios para 700.580 e o de óbitos para 73.697, informaram as autoridades de saúde. As infeções acumuladas apresentaram um crescimento de 0,41% em relação às do dia anterior, enquanto as mortes aumentaram nas últimas 24 horas em 0,27%, explicaram as autoridades.

7h02 - Os EUA somaram 282 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas e aproximam-se cada vez mais dos 200 mil óbitos desde o início da pandemia, liderando a estatística mundial com 20,7% das vitimas fatais. Os Estados Unidos atingiram na segunda-feira 199.756 mortes das 962.232 contabilizadas em todo o mundo. O país norte-americano soma agora 6,8 milhões de casos, uma lista que também lidera e na qual outros cinco países americanos estão entre os dez do mundo com mais contágios confirmados - Brasil (terceiro com 5,48 milhões), Peru (quinto com 768.895), Colômbia (sexto com 765.076), México (sétimo com 697.663) e Argentina (décimo com 631.365).

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento constante da evolução da pandemia um pouco por todo o mundo. Pode recordar o registo anterior ao clicar aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório