Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Macau e Japão comprometem-se a reforçar cooperação

Macau e o Japão comprometeram-se a intensificar a cooperação bilateral em áreas como a economia, cultura, gastronomia e energias renováveis, indicaram as autoridades do território chinês.

Macau e Japão comprometem-se a reforçar cooperação
Notícias ao Minuto

07:10 - 22/09/20 por Lusa

Mundo Macau

O chefe do executivo de Macau, Ho Iat Seng, realizou uma reunião por videoconferência com representantes da união parlamentar de amizade entre o Japão e Macau, Grande Baía, na segunda-feira, durante a qual congratulou Yoshihide Suga como novo primeiro-ministro do Japão, eleito na quinta-feira, em substituição de Shinzo Abe, que apresentou a demissão por questões de saúde, após quase oito anos como líder do Governo.

De acordo com o comunicado das autoridades de Macau, durante a reunião foram abordados temas como a "cooperação económica bilateral, o intercâmbio cultural e entre pessoas, bem como o apoio ao setor comercial do Japão e a sua participação no desenvolvimento da zona de cooperação aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin".

Ho Iat Seng mostrou ainda satisfação por o setor comercial japonês querer apostar no desenvolvimento de Macau e da ilha de Hengqin, que fica ao lado dos casinos e 'resorts' de luxo de Macau e que Pequim pretende que seja um complemento de atrações turísticas de não jogo.

"As partes trocaram impressões sobre a diversificação das indústrias, formação de quadros, cultura gastronómica, exportação de produtos agrícolas, construção de uma cidade inteligente e de baixo carbono, aplicação de tecnologias de energias renováveis [e] desenvolvimento da indústria da medicina tradicional chinesa", segundo a nota.

A reunião contou com vários dirigentes políticos nipónicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório