Pelo menos dez mortos em massacres na Colômbia

Pelo menos dez pessoas morreram em dois massacres no sudoeste da Colômbia, país que está a ser abalado por uma onda de violência por parte de milícias, pelo controlo das rotas de estupefacientes.

Notícia

© DANIEL FERNANDO MARTINEZ/AFP via Getty Images

Lusa
22/09/2020 00:07 ‧ 22/09/2020 por Lusa

Mundo

Colômbia

De acordo com fontes e autoridades locais, quatro homens morreram hoje no município de Mosquera, na região de Nariño, informou a agência France-Presse (AFP), acrescentando que, no domingo, seis pessoas morreram, incluindo uma criança, no bairro de Cauca.

Um grupo de indivíduos ainda não identificadas baleou pessoas que assistiam a uma luta de galos, tendo várias ficado feridas, apesar de ainda não haver esclarecimentos das autoridades sobre quantas foram atingidas.

De acordo com o observatório independente Indepaz, já houve 61 massacres na Colômbia em 2020.

A Organização das Nações Unidas (ONU) define "massacre" como um homicídio de pelo menos três pessoas em simultâneo, perpetrado pelo mesmo indivíduo ou grupo de indivíduos.

As regiões de Nariño e Cauca são alvos de milícias, que disputam os territórios, as minas ilegais, os milhares de hectares de plantações de droga e o acesso às rotas de transporte de estupefacientes até à América Central e aos Estados Unidos da América.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas