Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Balanço de mortos em desabamento de prédio na Índia sobe para 10 pessoas

O balanço de mortos após o desabamento de um prédio de três andares hoje em Bhiwandi, no Estado indiano de Maharashtra, subiu para 10 e mais de 20 pessoas podem ainda estar sob os escombros, segundo as autoridades locais.

Balanço de mortos em desabamento de prédio na Índia sobe para 10 pessoas
Notícias ao Minuto

12:32 - 21/09/20 por Lusa

Mundo Índia

O acidente ocorreu por volta das 03:40 de hoje, horário local (11:10 de domingo em Lisboa) em Bhiwandi, uma cidade próxima à capital financeira do país, Mumbai.

"O número total de mortos é de dez", disse o comandante da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF), Ithape Pandit, à agência de notícias AFP, confirmando as declarações de um funcionário do distrito de Thane, a qual pertence Bhiwandi.

Dezanove pessoas, incluindo dois meninos de 4 e 7 anos, foram retiradas dos escombros sob o aplauso dos vizinhos.

O diretor-geral da NDRF, Satya Narayan Pradhan, disse numa mensagem publicada na rede social Twitter que as equipas especializadas assistidas por cães pisteiros ainda estavam a procurar "20 a 25 pessoas" que poderiam estar sob os escombros.

Mais de 40 equipas de resgate ainda estão a procurar sobreviventes no local do prédio desabado, de acordo com o funcionário da cidade Thane.

Imagens publicadas na conta oficial da NDRF no Twitter mostraram as equipas de resgate a vasculhar detritos de cimento e tijolos com cabos pendurados sobre as suas cabeças.

O prédio tinha mais de 30 anos e precisava de obras, que não puderam ser realizadas devido ao confinamento decretado durante a pandemia da covid-19.

Maharashtra é um dos Estados indianos mais afetados pela pandemia, com mais de um milhão de casos confirmados. A Índia registou mais de cinco milhões de infetados.

A causa do acidente é desconhecida, mas o colapso de prédios é relativamente comum na Índia entre junho e setembro, durante a estação das monções, em que chuvas fortes às vezes enfraquecem as estruturas dos imóveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório