Meteorologia

  • 29 OUTUBRO 2020
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Mais de 200 portugueses e timorenses chegaram hoje a Díli de Lisboa

Mais de 200 pessoas, maioritariamente professores portugueses e estudantes timorenses, entre cidadãos de outros países, chegaram hoje a Díli num voo proveniente de Lisboa, operado pela empresa euroAtlântico.

Mais de 200 portugueses e timorenses chegaram hoje a Díli de Lisboa
Notícias ao Minuto

07:29 - 21/09/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O Boeing B767-300ER da euroAtlântico chegou a Díli cerca das 11:15 (03:15 em Lisboa), depois de uma viagem direta de Lisboa com paragens técnicas no Dubai e em Kuala Lumpur.

A bordo viajaram 119 cidadãos portugueses (alguns têm dupla nacionalidade), maioritariamente professores da Escola Portuguesa de Díli.

Viajaram ainda 76 timorenses, quase todos estudantes que estavam em vários países e se concentraram em Lisboa para poder regressar a casa, depois de meses sem o poder fazer.

Entre os passageiros estão ainda dois cidadãos do Reino Unido, um cidadão brasileiro, três cabo verdianos, um espanhol e um irlandês, segundo fonte da empresa.

O voo, iniciativa da própria euroAtlântico, foi organizado para permitir que regressassem a Timor-Leste os professores da Escola Portuguesa de Díli (EPD), que tinham saído num voo de repatriamento operado pela mesma empresa.

Timor-Leste, que está com um caso ativo da covid-19 (com 26 doentes recuperados desde o início da pandemia), está sem voos comerciais desde março, deixando o país praticamente isolado.

O país está atualmente a cumprir o quinto período de 30 dias de estado de emergência, com restrições nas entradas por terra e ar.

A viagem chegou a estar marcada para 06 de setembro, mas foi adiada a pedido do Governo timorense para permitir o repatriamento dos estudantes timorenses.

Todos os passageiros tiveram de apresentar testes negativos à covid-19 e terão agora de cumprir um período de 14 dias de quarentena em Díli.

O avião pernoita em Díli antes de regressar a Lisboa, levando portugueses e timorenses -- todos tiveram que obter testes negativos da covid-19 - que não têm tido alternativa para sair de Timor-Leste.

Nesse voo para Lisboa seguem 24 portugueses, 25 timorenses, uma cidadã alemã e dois cabo-verdianos.

O voo deverá aterrar em Lisboa ao final da noite de terça-feira.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 957.948 mortos e mais de 30,8 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório