Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Incêndio de grandes dimensões assustou moradores no Brasil

O Brasil está a registar o maior período de incêndios desde 2010.

Notícias ao Minuto

08:36 - 20/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Incêndios

Um incêndio de grandes dimensões consumiu mais de 550 hectares de um canavial em Goiatuba, no estado de Goiás, no centro do Brasil. As chamas, que chegaram a atingir algumas casas e uma área que fazia parte de uma reserva ambiental, assustaram a população local.

No combate às chamas estiveram 80 pessoas, com três meios aéreos e alguns meios terrestres.

Recorde-se que a Amazónia brasileira registou, entre 1 de janeiro e 9 de setembro deste ano, 56.425 focos de incêndio, o maior número para o período desde 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil.

O Pantanal brasileiro, considerada a maior zona húmida do planeta, vive os piores incêndios em 20 anos, tendo obrigado as autoridades estaduais de Mato Grosso (centro-oeste do Brasil) a decretar estado de calamidade no passado dia 14 de setembro.

Este ano, os incêndios no Pantanal aumentaram mais de 230% em relação a 2019 e as críticas à falta de uma política ambiental mais enérgica por parte do governo do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não demoraram a chegar.

"O desprezo do Governo Bolsonaro pela agenda ambiental é crónico e tem grande poder de destruir os nossos biomas", escreveu a ex-candidata presidencial, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, na rede social Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório