Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Trabalhistas prometem "uma nova liderança" ao Reino Unido

O líder trabalhista britânico Keir Starmer promete "uma nova liderança" para o Reino Unido face a questões como a pandemia de covid-19 ou o Brexit, no congresso anual do partido que começa domingo 'online'.

Trabalhistas prometem "uma nova liderança" ao Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:36 - 19/09/20 por Lusa

Mundo Congresso

"Acredito que um futuro melhor é possível para o Reino Unido. O partido Trabalhista oferece a nova liderança de que o país precisa", disse o político de 57 anos na sua conta do Twitter, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Starmer, que lidera o principal partido de oposição ao governo conservador há apenas cinco meses, estreia-se no evento anual dos Trabalhistas, enquanto líder com uma agenda online devido ao cancelamento das reuniões inicialmente agendadas para o centro de convenções de Liverpool, no norte de Inglaterra.

O advogado especializado em direitos humanos discursa terça-feira, no encerramento dos trabalhos, sendo de esperar que detalhe a sua visão para o futuro do país.

Os trabalhistas divulgaram este sábado o seu novo slogan: "Uma nova liderança".

De acordo com a Efe, Keir Starmer enfrenta o desafio de ter de revitalizar o partido trabalhista, formação política que nos últimos anos foi "dilacerada" entre opositores e defensores do Brexit, enquanto sofria confrontos internos entre as suas alas de esquerda e centro.

No entanto, nas últimas semanas, sondagens como uma divulgada pelo The Observer, mostraram sinais promissores para o partido liderado por Keir Starmer, revelando que trabalhistas e conservadores coincidiam em cerca de 40% no apoio dos cidadãos.

De acordo com analistas, foi a primeira vez que os trabalhistas, agora sob a liderança de Starmer, conseguiram equilibrar com os conservadores desde julho de 2019, altura em que os dois partidos estavam em queda livre nas sondagens e perderam votos para o Partido do Brexit e os liberais.

No entanto, segundo a Efe, os eleitores ainda esperam por saber em detalhe quais os planos concretos dos trabalhistas para o país, nomeadamente em termos de gastos e impostos.

Em questões dominantes da política nacional do Reino Unido, os trabalhistas têm acusado de "incompetência" o governo liderado por Boris Johnson na questão do Brexit, por não conseguir concluir um acordo com a União Europeia ou na gestão da pandemia de covid-19, quando os dados mais recentes apontam para um aumento significativo dos casos diários de infeção pelo novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório