Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Macron destaca a dedicação de Ginsburg à justiça e igualdade das mulheres

O Presidente francês Emmanuel Macron prestou hoje homenagem à juíza do Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg, destacando a sua dedicação à justiça e igualdade para as mulheres.

Macron destaca a dedicação de Ginsburg à justiça e igualdade das mulheres
Notícias ao Minuto

13:54 - 19/09/20 por Lusa

Mundo Ruth Bader Ginsburg

"Morreu uma mulher excecional", disse Macron numa mensagem na rede social Twitter, na qual destacou que Ginsburg "realizou ao longo da sua vida uma luta universal por justiça, igualdade entre mulheres e homens e respeito pelos direitos fundamentais".

"A sua imensa herança continuará a ser uma fonte de inspiração", concluiu o chefe de Estado francês.

A juíza, que criticou Donald Trump na campanha de 2016, a mais velha da ala liberal, morreu na sexta-feira aos 87 anos de "complicações causadas por um cancro do pâncreas".

Em julho, Ginsburg tinha anunciado que estava a fazer quimioterapia para lesões no fígado, a última das várias batalhas que travou contra o cancro desde 1999.

Nos últimos anos como juíza do Supremo Tribunal, Ginsburg, conhecida pelas iniciais "RBG", afirmou-se como líder inquestionável da ala progressista da instituição e na defesa dos direitos das mulheres e das minorias, conquistando admiradores entre várias camadas da população norte-americana.

A morte da juíza representa um duro golpe para os progressistas norte-americanos e poderá alterar o equilíbrio da instituição em benefício dos conservadores, de acordo com vários observadores.

A questão da substituição de RBG vai dominar o final da campanha para as presidenciais norte-americanas, previstas para 03 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório