Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Turquia lamenta abandono de al-Sarraj do Governo da Líbia

O Presidente turco, Recep Erdogan, disse hoje que está "triste" com a saída do chefe do Governo líbio, Fayez al-Sarraj, um aliado da Turquia que o apoiou militarmente contra as forças do marechal Khalifa Haftar.

Turquia lamenta abandono de al-Sarraj do Governo da Líbia
Notícias ao Minuto

14:59 - 18/09/20 por Lusa

Mundo Turquia

O chefe do Governo da Unidade Nacional da Líbia (GNA) anunciou na quarta-feira que vai abandonar o seu cargo antes do final de outubro, para dar lugar a um novo executivo, na sequência de conversações interlíbias destinadas a colocar um fim na crise política na Líbia.

"É triste para nós", disse Erdogan, em declarações aos jornalistas, acrescentando que deverá haver uma reunião, nos próximos dias, entre as delegações turcas e da GNA.

Desde a queda do regime de Mohamar Khadafi, vítima de uma revolta popular em 2011, a Líbia tem sido atormentada por lutas pelo poder, entre duas parte: a GNA, reconhecida pela ONU, e um movimento criado à volta de Khalifa Haftar, homem forte do leste do país e apoiado por parte do Parlamento eleito e pelo seu presidente, Aguila Saleh.

A Turquia assinou acordos marítimos e de segurança com a GNA, no final de 2019, e forneceu apoio militar que mudou o curso do conflito em favor do Governo de Fayez al-Sarraj.

"Haftar acabará derrotado. Estamos a chegar a esse ponto", disse hoje Erdogan.

Haftar tem o apoio do Egito e dos Emirados Árabes Unidos - os dois rivais regionais da Turquia -- assim como da Rússia.

A Turquia conta com um acordo de delimitação marítima, assinado em novembro de 2019 com al-Sarraj, para reivindicar uma plataforma continental consideravelmente longa, onde tem vindo a realizar prospeção de gás e petróleo, apesar dos protestos da Grécia, que reclama controlo sobre essas águas do Mediterrâneo oriental e conta com o apoio da União Europeia nesse conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório